A inteligência artificial (IA) está rapidamente se tornando uma ferramenta essencial na pesquisa acadêmica, podendo melhorar a eficiência da pesquisa, automatizando tarefas e analisando grandes conjuntos de dados de forma rápida e precisa. Permitindo assim que os pesquisadores se dediquem aos aspectos criativos e analíticos de seus projetos. Também auxilia na descoberta de padrões e insights em dados complexos, possibilitando avanços significativos em diversas áreas do conhecimento. Nas áreas de Educação e Ensino possibilita análises textuais complexas, gerando representações gráficas de dados em elevada quantidade, de acordo com o objetivo traçado pelo pesquisador, facilitando a análise profunda e crítica dos dados. O uso ético da IA na pesquisa acadêmica levanta preocupações sobre vieses algorítmicos e privacidade dos dados. O presente trabalho traz como metodologia a revisão da literatura aliada ao uso de banco de dados e sites de avaliação de software. Foram utilizados cinco critérios de seleção: custo, usabilidade, funcionalidade, suporte e performance. Através desta metodologia e de testes práticos, foram escolhidos quatro softwares entre os de análise textual e os generativos.O artigo suscita a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar para lidar com as questões éticas relacionadas ao uso da IA na pesquisa acadêmica com colaboração de pesquisadores de diferentes áreas, bem como a participação de partes interessadas externas, como éticos, juristas e representantes da sociedade civil. O uso ético e responsável da IA na pesquisa é estruturante para a ciência aberta no futuro.