O projeto desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II teve como objetivo melhorar a compreensão dos modelos cosmológicos e da formação do sistema solar. Integrando métodos descritivos e experimentais, a pesquisa buscou entender os efeitos das atividades propostas. O desenvolvimento do projeto em etapas, com a construção de maquetes em grupos, promoveu a colaboração e habilidades práticas. A apresentação das maquetes permitiu aos alunos consolidar seu aprendizado, enquanto questionários forneceram feedback sobre o processo. Os resultados mostraram uma melhoria na compreensão dos alunos sobre astronomia e um aumento no interesse pelo tema. A metodologia adaptada às necessidades dos alunos proporcionou uma evolução organizada do conhecimento, permitindo uma análise crítica do processo. A abordagem prática e participativa contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, incentivando-os a explorar o universo de forma mais profunda e significativa. Em conclusão, o projeto demonstrou ser uma abordagem eficaz para promover o interesse e a compreensão dos alunos sobre modelos cosmológicos e a formação do sistema solar, destacando a importância da educação prática e integrada no desenvolvimento do aprendizado significativo.