POLÍTICAS PÚBLICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADE CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE OS TENTEHAN/GUAJAJARA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112219 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4765 "inscrito_id" => 14731 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADE CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE OS TENTEHAN/GUAJAJARA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo, fazer uma análise do desenvolvimento das Políticas Públicas Pedagógicas voltadas aos povos indígenas, especificamente os TENTEHAR/GUAJAJARA: Terra Arariboia, no sul do Maranhão. Tomamos como recorte o Decreto nº 34557/2018 e a lei 11638/2021. O trabalho está alicerçado principalmente Vasconcellos (2002) e Candau (2011; 2021) e Baniwa (2006; 2019). Trata-se de uma pesquisa-ação real com lideranças indígenas, pais, estudantes e professores indígenas e não indígenas. Os dados foram coletados em meio de rodas de conversa e posteriormente transcritas e submetidas à análise confrontando com a literatura historiográfica deste povo. Nos encontros de pesquisas, foram feitas reflexões e considerações sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara examinando se estes saberes são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura, da tradição e protagonismo dos indígenas. Conclui-se com a análise, uma interpretação de como os processos identitários dos povos indígenas são plurais e que os princípios da especificidade da organização comunitária e da interculturalidade que fundamentam a educação escolar diferenciada têm garantido a participação efetiva de tais povos e suas organizações próprias. Pela pesquisa se pode aferir que as políticas públicas pedagógicas estão sendo aplicadas e desta forma observamos como estão atuando como previsto e ao mesmo tempo recupera e dá manutenção e preservação de sua cultura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14731_TB4765_14102024192611.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "PAULO LIMA" "autor_email" => "phenriqueslim@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112219 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4765 "inscrito_id" => 14731 "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS PEDAGÓGICAS E IDENTIDADE CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE OS TENTEHAN/GUAJAJARA" "resumo" => "Esta pesquisa teve como objetivo, fazer uma análise do desenvolvimento das Políticas Públicas Pedagógicas voltadas aos povos indígenas, especificamente os TENTEHAR/GUAJAJARA: Terra Arariboia, no sul do Maranhão. Tomamos como recorte o Decreto nº 34557/2018 e a lei 11638/2021. O trabalho está alicerçado principalmente Vasconcellos (2002) e Candau (2011; 2021) e Baniwa (2006; 2019). Trata-se de uma pesquisa-ação real com lideranças indígenas, pais, estudantes e professores indígenas e não indígenas. Os dados foram coletados em meio de rodas de conversa e posteriormente transcritas e submetidas à análise confrontando com a literatura historiográfica deste povo. Nos encontros de pesquisas, foram feitas reflexões e considerações sobre as dimensões do significado de educação para os Tentehar-Guajajara examinando se estes saberes são essenciais para a afirmação da identidade, da cultura, da tradição e protagonismo dos indígenas. Conclui-se com a análise, uma interpretação de como os processos identitários dos povos indígenas são plurais e que os princípios da especificidade da organização comunitária e da interculturalidade que fundamentam a educação escolar diferenciada têm garantido a participação efetiva de tais povos e suas organizações próprias. Pela pesquisa se pode aferir que as políticas públicas pedagógicas estão sendo aplicadas e desta forma observamos como estão atuando como previsto e ao mesmo tempo recupera e dá manutenção e preservação de sua cultura." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14731_TB4765_14102024192611.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO HENRIQUE SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "PAULO LIMA" "autor_email" => "phenriqueslim@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }