O abordagem de Línguas para Fins Específicos (LinFE) tem se destacado no ensino-aprendizagem de línguas nas últimas décadas, especialmente por conta da demanda dos aprendizes por cursos mais específicos com atenção às necessidades imediatas do uso da língua no menor prazo possível. Apesar da grande procura, a oferta de cursos dessa natureza, cujas características de destaque residem nas necessidades, desejos, lacunas linguísticas e contextos sociais de atuação do aluno, tem oferta limitada e aquém do esperado. Isso se dá por inúmeros fatores, dentre eles a falta de formação do praticante de Linfe, nome dado ao professor que atua nessa perspectiva de trabalho. Pelo acima exposto, o trabalho com a abordagem LinFE requer um professor com características próprias e apto a desempenhar funções outras que as de um professor para fins gerais. Para tal, é necessária uma formação diferenciada que os oriente na criação de cursos individualizados, produção de materiais relevantes às necessidades do aluno, desenvolvimento de uma análise de necessidades bem detalhada para que o aluno seja entendido em sua individualidade. Assim sendo, esta comunicação tem por objetivo a apresentação dos referenciais teórico-práticos da abordagem LinFE como forma de popularizar esse tipo de trabalho. Dessa forma, promove formação continuada aos professores de línguas, uma vez que minimiza a lacuna na formação deles para atuar nesse contexto educacional, pois, no geral, os professores, tanto os recém-formados, quanto os mais experientes, entendem a prática de LinFE muito desafiadora, a ponto de não se sentirem confortáveis para trabalhar nessa perspectiva.