Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111595
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3850
    "inscrito_id" => 10121
    "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA"
    "resumo" => "O artigo analisa o uso da plataforma online, wordwall, como metodologia ativa de gamificação, no ensino da compreensão leitora. Especificamente definimos os conceitos de metodologia ativa, gamificação e compreensão leitora; analisamos através de entrevista docente a aplicação de aulas gamificadas e o uso e domínio da plataforma em questão; propomos uma sequência didática gamificada com o Wordwall para os diferentes níveis de leitura na educação básica e elaboramos um índice com links do Wordwall para o ensino da compreensão leitora em consonância com a BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A revisão bibliográfica abordou os autores Berbel, Moran, Zabala e outros mais, para produzir dados qualitativos. A pesquisa averiguou que o wordwall é uma excelente ferramenta, dentro da metodologia ativa, além de ser inclusiva, devido aos templates que fornece de gamificação, permitindo que professores com pouco conhecimento tecnológico, possam ser autores e usuários dos games pedagógicos disponíveis neste suporte. A formação docente quanto às metodologias ativas precisa ser intensificada. Os docentes precisam assumir uma postura de pesquisadores educacionais e criadores de ferramentas didático tecnológicas, para engajar os alunos no processo de compreensão leitora a partir de diferentes níveis de leitura. O docente necessita reconhecer as habilidades e os critérios, dentro do wordwall, que abordam a compreensão leitora. A elaboração de um referencial de links do wordwall que trabalham a leitura e interpretação para os diferentes níveis de leitura da educação básica é uma importante ferramenta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10121_TB3850_16042024134924.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA MAGALHÃES BRANDÃO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elis3009angela@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111595
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3850
    "inscrito_id" => 10121
    "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA COMPREENSÃO LEITORA"
    "resumo" => "O artigo analisa o uso da plataforma online, wordwall, como metodologia ativa de gamificação, no ensino da compreensão leitora. Especificamente definimos os conceitos de metodologia ativa, gamificação e compreensão leitora; analisamos através de entrevista docente a aplicação de aulas gamificadas e o uso e domínio da plataforma em questão; propomos uma sequência didática gamificada com o Wordwall para os diferentes níveis de leitura na educação básica e elaboramos um índice com links do Wordwall para o ensino da compreensão leitora em consonância com a BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A revisão bibliográfica abordou os autores Berbel, Moran, Zabala e outros mais, para produzir dados qualitativos. A pesquisa averiguou que o wordwall é uma excelente ferramenta, dentro da metodologia ativa, além de ser inclusiva, devido aos templates que fornece de gamificação, permitindo que professores com pouco conhecimento tecnológico, possam ser autores e usuários dos games pedagógicos disponíveis neste suporte. A formação docente quanto às metodologias ativas precisa ser intensificada. Os docentes precisam assumir uma postura de pesquisadores educacionais e criadores de ferramentas didático tecnológicas, para engajar os alunos no processo de compreensão leitora a partir de diferentes níveis de leitura. O docente necessita reconhecer as habilidades e os critérios, dentro do wordwall, que abordam a compreensão leitora. A elaboração de um referencial de links do wordwall que trabalham a leitura e interpretação para os diferentes níveis de leitura da educação básica é uma importante ferramenta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10121_TB3850_16042024134924.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA MAGALHÃES BRANDÃO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elis3009angela@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo analisa o uso da plataforma online, wordwall, como metodologia ativa de gamificação, no ensino da compreensão leitora. Especificamente definimos os conceitos de metodologia ativa, gamificação e compreensão leitora; analisamos através de entrevista docente a aplicação de aulas gamificadas e o uso e domínio da plataforma em questão; propomos uma sequência didática gamificada com o Wordwall para os diferentes níveis de leitura na educação básica e elaboramos um índice com links do Wordwall para o ensino da compreensão leitora em consonância com a BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A revisão bibliográfica abordou os autores Berbel, Moran, Zabala e outros mais, para produzir dados qualitativos. A pesquisa averiguou que o wordwall é uma excelente ferramenta, dentro da metodologia ativa, além de ser inclusiva, devido aos templates que fornece de gamificação, permitindo que professores com pouco conhecimento tecnológico, possam ser autores e usuários dos games pedagógicos disponíveis neste suporte. A formação docente quanto às metodologias ativas precisa ser intensificada. Os docentes precisam assumir uma postura de pesquisadores educacionais e criadores de ferramentas didático tecnológicas, para engajar os alunos no processo de compreensão leitora a partir de diferentes níveis de leitura. O docente necessita reconhecer as habilidades e os critérios, dentro do wordwall, que abordam a compreensão leitora. A elaboração de um referencial de links do wordwall que trabalham a leitura e interpretação para os diferentes níveis de leitura da educação básica é uma importante ferramenta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.