O artigo analisa o uso da plataforma online, wordwall, como metodologia ativa de gamificação, no ensino da compreensão leitora. Especificamente definimos os conceitos de metodologia ativa, gamificação e compreensão leitora; analisamos através de entrevista docente a aplicação de aulas gamificadas e o uso e domínio da plataforma em questão; propomos uma sequência didática gamificada com o Wordwall para os diferentes níveis de leitura na educação básica e elaboramos um índice com links do Wordwall para o ensino da compreensão leitora em consonância com a BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A revisão bibliográfica abordou os autores Berbel, Moran, Zabala e outros mais, para produzir dados qualitativos. A pesquisa averiguou que o wordwall é uma excelente ferramenta, dentro da metodologia ativa, além de ser inclusiva, devido aos templates que fornece de gamificação, permitindo que professores com pouco conhecimento tecnológico, possam ser autores e usuários dos games pedagógicos disponíveis neste suporte. A formação docente quanto às metodologias ativas precisa ser intensificada. Os docentes precisam assumir uma postura de pesquisadores educacionais e criadores de ferramentas didático tecnológicas, para engajar os alunos no processo de compreensão leitora a partir de diferentes níveis de leitura. O docente necessita reconhecer as habilidades e os critérios, dentro do wordwall, que abordam a compreensão leitora. A elaboração de um referencial de links do wordwall que trabalham a leitura e interpretação para os diferentes níveis de leitura da educação básica é uma importante ferramenta.