O conceito de tipping point, ponto de inflexão, ponto irreversível ou estado crítico gira em torno do colapso climático e a degradação dos ecossistemas por meio da ação humana, onde a redução de armazenamento de carbono em detrimento das queimadas, desmatamento e emissão de carbono no meio ambiente - desencadearia em mudanças climáticas severas a tal ponto onde não daria para recuperar o ecossistema degradado. O presente trabalho teve como objetivo a compreensão do conceito e sua relação com a Amazônia, além de destacar ações individuais que possam colaborar para a redução de emissão de carbono por meio de análise e reflexão de ações cotidianas dos discentes. Trata-se de uma pesquisa ação de cunho qualitativo, na área de educação ambiental, realizada com alunos da 3ª série do novo ensino médio, na disciplina de Biologia, em uma escola pública da zona leste de Manaus -AM. Através da pesquisa os alunos puderam compreender a importância da redução de carbono para evitar o ponto de não retorno, bem como passaram a refletir sobre os impactos climáticos devido a degradação do meio ambiente, foi analisado a quantidade de carbono emitido pelo aluno por meio de calculadoras de emissão de CO2 – com o propósito da reflexão (conscientização) e ação (atitudes subjetivas para a redução de consumo) no cotidiano.