Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SIMULAÇÕES EM ENSINO SUPERIOR PARA PRÁTICAS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Introdução: As simulações no laboratório promovem o aprendizado ativo, pois os discentes estão envolvidos ativamente na aplicação da teoria e prática. Ademais, proporciona envolvimento dos discentes com as atividades, pensamento crítico e reflexivo dos casos clínicos, avaliação do desempenho do discente e auxilio do docente na realização de práticas e soluções de problemas durante o processo de efetivação da atividade proposta. Objetivo: relatar e compreender a importância de simulações que auxiliam no processo ensino-aprendizagem de discentes da graduação de enfermagem nas práticas clínicas da Atenção Básica, como também os desafios enfrentados pelos docentes neste contexto de adaptação para este tipo de metodologia ativa no ensino superior de enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência, estudo de caráter qualitativo com abordagem descritiva, elaborado por meio de vivências educacionais em uma disciplina de laboratório prático de enfermagem da Atenção Básica em uma faculdade privada no interior da Paraíba. Resultados: Durante o componente curricular de Cuidados de Enfermagem na Atenção Básica foram realizadas as seguintes práticas e simulações: prática de curativos e coberturas, prática de desbridamento instrumental com bisturi, realização de exame ao pé da pessoa com diabetes, exame clínico das mamas, exame citopatológico em manequim de simulação, representação de casos clínicos de saúde do idoso, simulação de visita domiciliar ao idoso, Conclusão: As simulações clínicas de enfermagem no contexto da Atenção Básica são uma ferramenta valiosa no processo de aprendizado dos estudantes da graduação, preparando de forma eficaz para o estágio nas Unidades Básicas de Saúde, pois desenvolve habilidades no laboratório de práticas de enfermagem para o manejo na realidade, sendo assim uma forma preventiva de erros na atuação visando uma maior segurança para os usuários atendidos no processo de estágio supervisionado.

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