A disciplina de estágio curricular supervisionado é essencial para a formação de professores de ciências e biologia. É durante o estágio que os alunos irão vivenciar as experiências e situações que ocorrem no dia-a-dia das escolas públicas. Durante os encontros semanais na faculdade, os alunos têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ao mesmo tempo relatam suas dúvidas e inquietações sobre o estágio. O objetivo deste trabalho é relatar a nossa experiência na criação de uma cartilha sobre os estágios para estudantes do Curso de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus de Crateús. Para realizar a construção da cartilha foi realizado um levantamento bibliográfico e documental. Inicialmente foram analisadas as diretrizes para formação de professores e os documentos norteadores dos estágios da UECE, como o Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Biológicas, a Resolução N° 441/2012 -CE de 2019 e o Documento de Orientações Acadêmicas. Em seguida foram levantadas as principais dúvidas dos alunos sobre os estágios através da observação direta das aulas na disciplina de estágio. A produção da cartilha também foi inspirada por referências teóricas relacionadas à ideia de uma formação docente permanente e crítica que busca construir o estágio como ação instrumentalizadora da práxis. Para o processo de produção foi utilizado o site Canva. A cartilha contém perguntas que foram elaboradas a partir de questões propostas pelos alunos. Foram inseridos na cartilha desenhos e “Qr code” que encaminhará o aluno para o site que contará com a cartilha em formato digital e audiodescrição, tornando-a acessível para pessoas cegas. O seu uso dentro da universidade facilitará a compreensão dos alunos sobre a disciplina e suas etapas, reduzindo os obstáculos para a realização da formalização e desenvolvimento do estágio.