RESUMO O incentivo à leitura é parte essencial para se formar cidadão leitor a partir da sala de aula, porém não é taraefa fácil quando se tem um arsenal de atrativos que não é a leitura. Nessa perspectiva as várias dinâmicas trabalhadas em sala, dentro do componente curricular Língua Portuguesa, tornam-se viável para atrair o aluno para o mundo da leitura. Esta por sua vez quando bem planejada pode despertar no aluno o gosto pela leitura e provoca curiosidade a ele quanto à temática abordada levando-o a conhecer por esta via, a literatura, até mesmo o contexto histórico, geopolítico que se insere, as versões que diferentes povos paricipantes e não participantes do evento narrado discorrem de suas memórias e ou conhecimentos, formando dessa forma uma nova identidade. Embasada pelas obras: Literatura e sociedade, Linguagem em (Dis)curso e Leitura subjetiva e ensino de literatura Tendo com autores respectivamente Antonio Cândido, Roxane Rojo e Rouxel. Assim esse trabalho tem por objetivo enumerar, alguns benefícios que a leitura literária proporciona ao aluno além de uma leitura proficiente, tendo como instrumento os livros Cauiré Imana, o cacique rebelde de Olímpio Cruz para 8º e 9º anos e O Massacre de Alto Alegre de padre Bartolomeu para, somente 9º ano no projeto Piquenique Literário da Escola de Tempo Integral Deusdedith Cortez Vieira da Silvia. Também descreve os passos dados para realização desse trabalho.