O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras.O presente trabalho tem por objetivo analisar como as atividades lúdicas podem ser integradas ao ensino de Química como uma ferramenta eficaz para envolver e promover a participação ativa de todos os alunos, incluindo aqueles com limitações motoras. Desta forma, destacando as percepções e experiências dos licenciandos em Química em relação à inclusão de alunos com deficiência motora e a importância das atividades lúdicas na inclusão de alunos com limitações motoras na sala de aula, ressaltando a relevância da Educação Especial e a necessidade de aprimoramento na preparação dos educadores. Desenvolvido no contexto do programa de residência pedagógica, o estudo concentrou-se na inclusão de uma aluna com deficiência motora, enfrentando os desafios específicos associados às suas limitações. Uma intervenção foi implementada na disciplina de química, utilizando elementos lúdicos para melhorar a coordenação motora. A metodologia combinou pesquisa qualitativa, descritiva e de intervenção, permitindo uma análise aprofundada das práticas pedagógicas inclusivas e dos desafios enfrentados pelos educadores na Educação Especial. A atividade revelou-se eficaz, incentivando a participação ativa dos alunos e destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem. A análise dos resultados enfatiza a complexidade da inclusão escolar e a necessidade de adaptação dos métodos pedagógicos para atender às necessidades individuais dos alunos. Ficou evidente que a Educação Especial demanda abordagens personalizadas e que a prática docente é essencial para preparar os educadores para os desafios reais do ambiente escolar. Este estudo contribuiu para a reflexão sobre práticas inclusivas e para o aprimoramento da formação docente na área da Educação Especial, destacando a importância das atividades lúdicas como ferramenta para promover a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos com limitações motoras.