O presente trabalho debruça-se sobre o ensino de Geografia nas turmas de aceleração dos anos finais do Ensino Fundamental, que enfrenta desafios, como o de formular um currículo adequado e garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem a turmas que, devido à distorção ciclo-idade, cursam dois anos de escolaridade em apenas um, e que, ao mesmo tempo, possuem defasagens em suas trajetórias escolares. O objetivo é refletir sobre a escola, a Geografia escolar e seu ensino no contexto atual, especialmente para esses grupos, e traçar propostas de atividades que permitam um ensino de Geografia eficaz através da metodologia ativa, da utilização de imagens, e outras ferramentas pedagógicas que permitam aulas mais dinâmicas. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de revisão de literatura. A partir de uma abordagem descritiva, é levada em consideração a relação intrínseca entre o sujeito e o mundo real a partir da atribuição de fenômenos e a concessão de significados. Como resultado, espera-se uma reflexão sobre o fazer pedagógico dos professores de Geografia nesses grupos e propostas práticas para utilização nas classes em questão, a fim de contribuir para a construção de novos rumos para um processo de ensino-aprendizagem no ensino público significativo e de qualidade.