A cultura pernambucana é conhecida por uma extensa diversidade cultural, que encontra nas suas raízes de diversos povos, denominando-se multicultural. As danças caruaruenses estão vinculadas diretamente ao ciclo junino, tendo como principais expressões artísticas, a quadrilha, pé de serra, xote e xaxado. Por meio do protagonismo juvenil, o resgate e a manutenção da cultura das danças, fazem parte do modelo das Escolas em Tempo Integral. O objetivo do trabalho é explicar as danças culturais caruaruenses e o protagonismo estudantil em uma Escola de Tempo Integral. O presente trabalho é um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente as danças culturais caruaruenses e o protagonismo estudantil, realizado na Escola Em Tempo Integral Reunidas Duque de Caxias, em Caruaru-PE, os estudos foram realizados pelo estudante nas aulas de Pensamento Científico e Educação Física, com a supervisão e orientação do professor. Foi observado e discutido as danças e suas expressões corporais, entre os meses de maio e junho de 2024. O acesso à cultura caruaruense é o maior incentivo para desenvolver o protagonismo estudantil além de estimular o senso crítico e criativo, tornando o estudante um ser, não somente, um corpo em movimento, mas também um sujeito responsável pela cultura local, com a percepção de seu projeto de vida interligado manter o patrimônio cultural.