Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade. Para isso, busca não só identificar as dificuldades decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, como também reflete sobre a importância da formação e o desenvolvimento profissional de professores em tempos de mudanças no cenário educacional. Nesse contexto, discute a necessidade da transformação da escola em um novo ambiente institucional e pedagógico, o que possibilita pensar sobre a importância da escola como espaço de construção de saberes, em que os professores apresentam papel fundamental nesse processo de formação docente como uma forma de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa contou-se com o referencial teórico dos autores: Marcelo (1999); Mizukami (2004); Nóvoa (2022); e Tardif (2002). Estes autores evidenciam a importância de considerar a necessidade de transformações na escola; a reflexão sobre a formação docente como relevante no decorrer desse processo; e a importância da atualização e preparo dos educadores para lidar com essa realidade. Propiciando assim, desenvolvimento de reflexões sobre a formação de professores. As implicações do estudo sugerem que políticas educacionais devem focar no desenvolvimento profissional contínuo e no suporte aos professores para que possam se adaptar às mudanças constantes no cenário educacional. O estudo contribui para a compreensão de como a formação docente pode ser um catalisador para a transformação educacional, reforçando a ideia de que a escola deve ser um espaço dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas.