Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114893
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8593
    "inscrito_id" => 20701
    "titulo" => "DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade. Para isso, busca não só identificar as dificuldades decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, como também reflete sobre a importância da formação e o desenvolvimento profissional de professores em tempos de mudanças no cenário educacional. Nesse contexto, discute a necessidade da transformação da escola em um novo ambiente institucional e pedagógico, o que possibilita pensar sobre a importância da escola como espaço de construção de saberes, em que os professores apresentam papel fundamental nesse processo de formação docente como uma forma de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa contou-se com o referencial teórico dos autores: Marcelo (1999); Mizukami (2004); Nóvoa (2022); e Tardif (2002). Estes autores evidenciam a importância de considerar a necessidade de transformações na escola; a reflexão sobre a formação docente como relevante no decorrer desse processo; e a importância da atualização e preparo dos educadores para lidar com essa realidade. Propiciando assim, desenvolvimento de reflexões sobre a formação de professores. As implicações do estudo sugerem que políticas educacionais devem focar no desenvolvimento profissional contínuo e no suporte aos professores para que possam se adaptar às mudanças constantes no cenário educacional. O estudo contribui para a compreensão de como a formação docente pode ser um catalisador para a transformação educacional, reforçando a ideia de que a escola deve ser um espaço dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20701_TB8593_28102024234233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA OLIVEIRA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiaoq@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114893
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8593
    "inscrito_id" => 20701
    "titulo" => "DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DA DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade. Para isso, busca não só identificar as dificuldades decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, como também reflete sobre a importância da formação e o desenvolvimento profissional de professores em tempos de mudanças no cenário educacional. Nesse contexto, discute a necessidade da transformação da escola em um novo ambiente institucional e pedagógico, o que possibilita pensar sobre a importância da escola como espaço de construção de saberes, em que os professores apresentam papel fundamental nesse processo de formação docente como uma forma de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa contou-se com o referencial teórico dos autores: Marcelo (1999); Mizukami (2004); Nóvoa (2022); e Tardif (2002). Estes autores evidenciam a importância de considerar a necessidade de transformações na escola; a reflexão sobre a formação docente como relevante no decorrer desse processo; e a importância da atualização e preparo dos educadores para lidar com essa realidade. Propiciando assim, desenvolvimento de reflexões sobre a formação de professores. As implicações do estudo sugerem que políticas educacionais devem focar no desenvolvimento profissional contínuo e no suporte aos professores para que possam se adaptar às mudanças constantes no cenário educacional. O estudo contribui para a compreensão de como a formação docente pode ser um catalisador para a transformação educacional, reforçando a ideia de que a escola deve ser um espaço dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20701_TB8593_28102024234233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA OLIVEIRA QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticiaoq@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade. Para isso, busca não só identificar as dificuldades decorrentes das mudanças sociais, tecnológicas e culturais, como também reflete sobre a importância da formação e o desenvolvimento profissional de professores em tempos de mudanças no cenário educacional. Nesse contexto, discute a necessidade da transformação da escola em um novo ambiente institucional e pedagógico, o que possibilita pensar sobre a importância da escola como espaço de construção de saberes, em que os professores apresentam papel fundamental nesse processo de formação docente como uma forma de transformação. Para o desenvolvimento da pesquisa contou-se com o referencial teórico dos autores: Marcelo (1999); Mizukami (2004); Nóvoa (2022); e Tardif (2002). Estes autores evidenciam a importância de considerar a necessidade de transformações na escola; a reflexão sobre a formação docente como relevante no decorrer desse processo; e a importância da atualização e preparo dos educadores para lidar com essa realidade. Propiciando assim, desenvolvimento de reflexões sobre a formação de professores. As implicações do estudo sugerem que políticas educacionais devem focar no desenvolvimento profissional contínuo e no suporte aos professores para que possam se adaptar às mudanças constantes no cenário educacional. O estudo contribui para a compreensão de como a formação docente pode ser um catalisador para a transformação educacional, reforçando a ideia de que a escola deve ser um espaço dinâmico e adaptável às necessidades contemporâneas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.