A presente pesquisa tem como objetivo desvelar as dificuldades apresentadas por três professores e suas ações referentes as práticas de alfabetização e letramento com as turmas do 5 º ano (Ensino Fundamental), realizado em uma Escola pública da Rede Municipal de Rondonópolis- MT, cujo as abordagens remetem à algumas indagações sobre o processo educativo e os desafios de alfabetizar os alunos. Sendo assim, a pesquisa situa-se na abordagem qualitativa apoiada no método (auto) biográfico quando adota como instrumento as narrativas de si com as quais buscamos evidenciar: 1-Quais os enfrentamentos em compreender a alfabetização e seus métodos?; 2- Como professor, quais as práticas de alfabetização você considera importante para a superação das defasagens de aprendizagens no 5º ano de escolaridade?; Optou-se pela pesquisa qualitativa por seu caráter particular de relevância dos estudos sobre o processo de alfabetização, para a superação da não aprendizagem. E Quanto ao uso das narrativas optou-se pela escrita desse gênero por acreditarmos que o ato de escrever fomenta a construção e a perspectiva de transformação, ao tornar-se pública e produzir conhecimento sobre a importância do professor iniciante compreender o processo de alfabetização nos diferentes anos de escolaridade. A coleta dos dados foi realizada com três professores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis - MT. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar a constância dos processos formativos dos professores iniciantes para que estes possam promover na prática aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento de habilidades que visem a superação das defasagens de aprendizagem.