Este trabalho tem por objetivo relatar e analisar a experiência de professores e alunos com o uso das ferramentas colaborativas durante a Pandemia, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Alves Diniz, localizada no município de João Dias, interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, com cunho exploratório e abordagem qualitativa. Quanto às reflexões sobre o uso das redes colaborativas na educação, foram consideradas as discussões propostas por Clarke (2017), Moran (2020) e Luckesi (2011). Os resultados evidenciam que, apesar das grandes transformações tecnológicas ocorridas nos últimos anos, ainda persistem entraves ao avanço das ferramentas colaborativas no contexto da educação, tais como: a ausência de domínio técnico, a falta de interesse e o comodismo de muitos professores e alunos na adoção de novas tecnologias. Soma-se a isso as dificuldades estruturais e financeiras que atrapalham ou impedem o acesso de muitos alunos à internet, além do uso dessas tecnologias como “mero entretenimento” pelos alunos. Por fim, defende-se a necessidade de uma nova postura por parte de toda a comunidade escolar, visando à promoção de redes on-line e práticas colaborativas que por meio do diálogo entre a inteligência individual e coletiva, desenvolvam não apenas o domínio dos objetos de conhecimento, mas também a capacidade de estabelecer relações intra e interpessoais e a capacidade criativa de reinvenção pessoal e profissional, considerando a permanente reflexão sobre as situações-problema, tanto do contexto escolar, como da vida social no seu sentido mais amplo.