O presente trabalho tem por objetivo apresentar as possibilidade e limitações de construção do conhecimento científico através de uma proposta de ensino e aprendizagem baseada na participação de estudantes do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Umirim, em Feira de Ciências. Para isso, foi realizada a análise da discussão científica-conceitual das atividades apresentadas, das contribuições dessa atividade e a investigação a respeito do envolvimento dos sujeitos no ciclo gnosiológico freiriano, que tem como base favorecer os estudantes a serem curiosos, críticos e criativos. O momento da produção corresponderia a um momento de envolvimento cognitivo dos sujeitos, no qual a curiosidade, a criatividade e a liberdade foram fundamentais. A atividade de produção de experimentos apresentada na Feira de Ciências, denominada Semana da Integração, foi desenvolvida no IFCE - campus Umirim, sendo realizado com turmas de alunos do Ensino Médio Integrado e Subsequente do curso técnico em Agropecuária. As turmas foram selecionadas por serem as turmas em que os proponentes do estudo lecionavam. As turmas produziram experimentos os quais foram objetos de análise no presente trabalho. Os resultados evidenciam possibilidades para além da compreensão e discussão dos conceitos científicos envolvidos, mas também utilização de instrumentos laboratoriais, obtenção, registro e análise de dados, despertar a criatividade, possibilidade de integração e engajamento entre os estudantes e oportunidade no campo cultural e comportamental dos indivíduos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo o surgimento de novas relações entre os sujeitos no campo educacional.