A concepção de uma educação pela pesquisa pode ser baseada no em um desenvolvimento de uma atitude científica integrada ao uso das tecnologias na educação básica aliada a buscas de ações formativas que buscassem uma forma de incorporar à prática docente, diálogos com a metodologia investigativa propondo uma alternativa criativa, interessante e potente quando incorporado os objetos de conhecimento do itinerário formativo Iniciação Científica na educação básica da rede estadual de ensino da Bahia, em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), na qual este artigo se propõe a debruçar. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos discentes e docentes do EMITec no ano de 2023 sobre uma ação pedagógica investigativa denominada ‘Mostra Científica’ em uma comunidade localidade na zona rural da Bahia. Trata-se de uma metodologia investigativa com análises dos resultados do formulário, das narrativas docentes e discentes e das percepções dos envolvidos relacionadas à ação pedagógica realizada in loco, por meio das Redes Sociais e pelos diálogos entre os presentes nas aulas no Ensino Médio na Rede Pública. Os resultados indicaram a potencialidade dessa ação didático pedagógica no contexto educacional, relacionando os objetos de aprendizagem envolvidos no componente curricular Iniciação Científica. Concluímos pelas narrativas coproduzidas com os discentes, bem como as narrativas docentes sobre a potencialidade dessa atividade como fonte inspiradora e possível, em se tratando de uma educação mediada pelas tecnologias, promovendo uma integração de forma de dinamizar o ensino por meio de outras ações pedagógicas com os temas que promovem a investigação no ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza.