Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA POR ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO CRUZ-CE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110957
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2935
    "inscrito_id" => 6460
    "titulo" => "TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA POR ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO CRUZ-CE."
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante a implementação do teatro científico (TC) no ensino de Química. A ação envolveu um grupo de 18 estudantes da 1ª série da escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, no Município de Cruz, Ceará. A execução do TC ocorreu por meio da implementação da Unidade Curricular Eletiva (UCE) com a temática. Durante as aulas, foram utilizadas várias estratégias de desenvolvimento teatral, como improvisações e a estratégia de representação do Júri Simulado. Após a execução da eletiva, ao longo de um semestre letivo, foi aplicado um questionário composto por 6 questões para avaliar a aceitação das estratégias, aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante as vivências da UCE de teatro científico no ensino de Química. Também foi buscado avaliar se os estudantes se matriculariam novamente na eletiva ou a indicariam para um colega. Nos resultados da avaliação, utilizando uma escala de 0 a 10, aproximadamente 89% dos estudantes atribuíram notas entre 9 e 10. Esse mesmo percentual de discentes destacou que indicaria a UCE para um colega, o que representa uma avaliação bastante positiva. Em suas respostas, os participantes ressaltaram que as aulas eram muito dinâmicas e que, além de reforçar a aprendizagem dos conteúdos de Química, também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas. De forma divertida, apresentaram um lado apaixonante da Ciência Química. A maioria dos estudantes também destacou o desenvolvimento de novas habilidades artísticas e de encenação, além de uma visão mais crítica sobre os conteúdos da disciplina, por entenderem a partir da vivência do TC, que a química, quando empregada com consciência, não apenas oferece soluções para desafios complexos, mas também promove avanços significativos em áreas como medicina, agricultura, energia e meio ambiente, fortalecendo assim a consciência social sobre o uso adequado dos conhecimentos de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6460_TB2935_09102024113009.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES DE ARAUJO FORTUNATO"
    "autor_nome_curto" => "Fortunato TA"
    "autor_email" => "tataaraujofortunato@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110957
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2935
    "inscrito_id" => 6460
    "titulo" => "TEATRO CIENTÍFICO NO ENSINO DE QUÍMICA: AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA POR ESTUDANTES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DO MUNICÍPIO CRUZ-CE."
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante a implementação do teatro científico (TC) no ensino de Química. A ação envolveu um grupo de 18 estudantes da 1ª série da escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, no Município de Cruz, Ceará. A execução do TC ocorreu por meio da implementação da Unidade Curricular Eletiva (UCE) com a temática. Durante as aulas, foram utilizadas várias estratégias de desenvolvimento teatral, como improvisações e a estratégia de representação do Júri Simulado. Após a execução da eletiva, ao longo de um semestre letivo, foi aplicado um questionário composto por 6 questões para avaliar a aceitação das estratégias, aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante as vivências da UCE de teatro científico no ensino de Química. Também foi buscado avaliar se os estudantes se matriculariam novamente na eletiva ou a indicariam para um colega. Nos resultados da avaliação, utilizando uma escala de 0 a 10, aproximadamente 89% dos estudantes atribuíram notas entre 9 e 10. Esse mesmo percentual de discentes destacou que indicaria a UCE para um colega, o que representa uma avaliação bastante positiva. Em suas respostas, os participantes ressaltaram que as aulas eram muito dinâmicas e que, além de reforçar a aprendizagem dos conteúdos de Química, também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas. De forma divertida, apresentaram um lado apaixonante da Ciência Química. A maioria dos estudantes também destacou o desenvolvimento de novas habilidades artísticas e de encenação, além de uma visão mais crítica sobre os conteúdos da disciplina, por entenderem a partir da vivência do TC, que a química, quando empregada com consciência, não apenas oferece soluções para desafios complexos, mas também promove avanços significativos em áreas como medicina, agricultura, energia e meio ambiente, fortalecendo assim a consciência social sobre o uso adequado dos conhecimentos de Química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6460_TB2935_09102024113009.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES DE ARAUJO FORTUNATO"
    "autor_nome_curto" => "Fortunato TA"
    "autor_email" => "tataaraujofortunato@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante a implementação do teatro científico (TC) no ensino de Química. A ação envolveu um grupo de 18 estudantes da 1ª série da escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, no Município de Cruz, Ceará. A execução do TC ocorreu por meio da implementação da Unidade Curricular Eletiva (UCE) com a temática. Durante as aulas, foram utilizadas várias estratégias de desenvolvimento teatral, como improvisações e a estratégia de representação do Júri Simulado. Após a execução da eletiva, ao longo de um semestre letivo, foi aplicado um questionário composto por 6 questões para avaliar a aceitação das estratégias, aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante as vivências da UCE de teatro científico no ensino de Química. Também foi buscado avaliar se os estudantes se matriculariam novamente na eletiva ou a indicariam para um colega. Nos resultados da avaliação, utilizando uma escala de 0 a 10, aproximadamente 89% dos estudantes atribuíram notas entre 9 e 10. Esse mesmo percentual de discentes destacou que indicaria a UCE para um colega, o que representa uma avaliação bastante positiva. Em suas respostas, os participantes ressaltaram que as aulas eram muito dinâmicas e que, além de reforçar a aprendizagem dos conteúdos de Química, também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas. De forma divertida, apresentaram um lado apaixonante da Ciência Química. A maioria dos estudantes também destacou o desenvolvimento de novas habilidades artísticas e de encenação, além de uma visão mais crítica sobre os conteúdos da disciplina, por entenderem a partir da vivência do TC, que a química, quando empregada com consciência, não apenas oferece soluções para desafios complexos, mas também promove avanços significativos em áreas como medicina, agricultura, energia e meio ambiente, fortalecendo assim a consciência social sobre o uso adequado dos conhecimentos de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.