O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante a implementação do teatro científico (TC) no ensino de Química. A ação envolveu um grupo de 18 estudantes da 1ª série da escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raimunda Silveira de Sousa Carneiro, no Município de Cruz, Ceará. A execução do TC ocorreu por meio da implementação da Unidade Curricular Eletiva (UCE) com a temática. Durante as aulas, foram utilizadas várias estratégias de desenvolvimento teatral, como improvisações e a estratégia de representação do Júri Simulado. Após a execução da eletiva, ao longo de um semestre letivo, foi aplicado um questionário composto por 6 questões para avaliar a aceitação das estratégias, aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante as vivências da UCE de teatro científico no ensino de Química. Também foi buscado avaliar se os estudantes se matriculariam novamente na eletiva ou a indicariam para um colega. Nos resultados da avaliação, utilizando uma escala de 0 a 10, aproximadamente 89% dos estudantes atribuíram notas entre 9 e 10. Esse mesmo percentual de discentes destacou que indicaria a UCE para um colega, o que representa uma avaliação bastante positiva. Em suas respostas, os participantes ressaltaram que as aulas eram muito dinâmicas e que, além de reforçar a aprendizagem dos conteúdos de Química, também contribuíram para o desenvolvimento de habilidades artísticas. De forma divertida, apresentaram um lado apaixonante da Ciência Química. A maioria dos estudantes também destacou o desenvolvimento de novas habilidades artísticas e de encenação, além de uma visão mais crítica sobre os conteúdos da disciplina, por entenderem a partir da vivência do TC, que a química, quando empregada com consciência, não apenas oferece soluções para desafios complexos, mas também promove avanços significativos em áreas como medicina, agricultura, energia e meio ambiente, fortalecendo assim a consciência social sobre o uso adequado dos conhecimentos de Química.