Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO QUIEXT: UMA EXPERIÊNCIA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão é princípio orientador da qualidade da Educação Superior. A Extensão requer a socialização do que se produz na pesquisa e no ensino e a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a instituição se insere, contribuindo para a transformação da realidade social. Nesse sentido, o princípio da curricularização da extensão prevê que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária dos cursos de graduação. O presente trabalho relata a experiência vivenciada no Curso de Licenciatura em Química do IFPE Campus Barreiros, no componente Extensão e Prática em Química I, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a educação e o ensino de Química, com ênfase na prática docente na educação básica, a partir da compreensão da dimensão do ensino formal de química. Nessa direção, os/as licenciandos/as elaboraram e desenvolveram coletivamente o “Projeto QuiExt: Construindo e compartilhando conhecimentos de Química”. Desse modo, a aprendizagem de química, as experiências e conhecimentos construídos foram compartilhados com estudantes do Ensino Médio de uma escola parceira da rede estadual. A metodologia do projeto contemplou atividades de pesquisa, aulas práticas experimentais, palestras, oficinas e gincanas, mediadas por tecnologias aplicadas ao ensino de química ou pelo uso de materiais didáticos e interativos que estimulam a participação dos estudantes, privilegiando uma abordagem lúdica da Química, de modo a favorecer a mudança da percepção negativa dos discentes em relação aos conhecimentos químicos. Os resultados obtidos sugerem que as atividades desenvolvidas contribuíram para a aprendizagem de conceitos de química pelos estudantes atendidos no projeto, além de favorecerem a conexão entre a teoria adquirida em sala de aula e a práxis do professor de química em formação, desenvolvendo habilidades, competências e saberes essenciais para o exercício da docência.

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