DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA POR MEIO DO MULTILETRAMENTO ENGAJADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113288 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6305 "inscrito_id" => 16743 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA POR MEIO DO MULTILETRAMENTO ENGAJADO" "resumo" => "Esta apresentação explora a importância da diversidade cultural na educação e propõe uma abordagem antirracista e intercultural por meio do multiletramento engajado. A proposta pedagógica foi realizada pelos pesquisadores do Grupo Linguagem em Atividade no Contexto Escolar, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LACE-PUCSP) em 2021, no Projeto Brincadas, que surgiu durante a pandemia de COVID-19, como forma de superar as angústias e as dores vividas durante este momento histórico-social em que estávamos envolvidos. Nossa intenção é discutir como a proposta intitulada Fenótipo, apresentada no encontro “Multiletramento Engajado para uma Educação Antirracista”, pode incentivar a diversidade cultural e criar ambientes de aprendizagem inclusivos, onde todas as vozes são reconhecidas e valorizadas. O trabalho do GP LACE está amparado metodologicamente na Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 2011) e, teoricamente, no Multiletramento Engajado (Liberali, 2022), na Interculturalidade (Candau, 2013) e nos estudos decoloniais (Walsh, 2009). Os resultados apontam que esta proposta possibilitou aos participantes observarem o racismo sob diferentes perspectivas, de maneira mais aprofundada, valorizando suas experiências pessoais. Dessa forma, espera-se que a educação contribua significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16743_TB6305_04062024134058.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA BACCHESCHI PIOLI PELLOSSI" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.pellossi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113288 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6305 "inscrito_id" => 16743 "titulo" => "DIVERSIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA ANTIRRACISTA POR MEIO DO MULTILETRAMENTO ENGAJADO" "resumo" => "Esta apresentação explora a importância da diversidade cultural na educação e propõe uma abordagem antirracista e intercultural por meio do multiletramento engajado. A proposta pedagógica foi realizada pelos pesquisadores do Grupo Linguagem em Atividade no Contexto Escolar, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LACE-PUCSP) em 2021, no Projeto Brincadas, que surgiu durante a pandemia de COVID-19, como forma de superar as angústias e as dores vividas durante este momento histórico-social em que estávamos envolvidos. Nossa intenção é discutir como a proposta intitulada Fenótipo, apresentada no encontro “Multiletramento Engajado para uma Educação Antirracista”, pode incentivar a diversidade cultural e criar ambientes de aprendizagem inclusivos, onde todas as vozes são reconhecidas e valorizadas. O trabalho do GP LACE está amparado metodologicamente na Pesquisa Crítica de Colaboração (Magalhães, 2011) e, teoricamente, no Multiletramento Engajado (Liberali, 2022), na Interculturalidade (Candau, 2013) e nos estudos decoloniais (Walsh, 2009). Os resultados apontam que esta proposta possibilitou aos participantes observarem o racismo sob diferentes perspectivas, de maneira mais aprofundada, valorizando suas experiências pessoais. Dessa forma, espera-se que a educação contribua significativamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID16743_TB6305_04062024134058.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA BACCHESCHI PIOLI PELLOSSI" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.pellossi@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }