Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MENSAGEM DE VOZ DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113133
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6071
    "inscrito_id" => 15905
    "titulo" => "A MENSAGEM DE VOZ DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Muitos grupos sociais vivem imersos no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Dentre essas ferramentas, o WhatsApp, além do envio de mensagens de texto e de áudio tem ganhado novas utilidades, que são adaptadas a partir das necessidades de seus usuários. Quanto a isso, associamos também essas questões aos usos e as particularidades que a língua possui a serem refletidas (Trabant, 2022; Scherre, 2022). Pretendemos com esse trabalho apresentar a ferramenta de mensagem de áudio no WhatsApp como instrumento auxiliar para o trabalho com a oralidade dos alunos no que tange a língua materna. Objetivamos, ainda, analisar como os alunos enxergam essa ferramenta para o aprimoramento da oralidade, bem como suscitar a reflexão sobre os usos da língua nas diversas situações comunicativas através da gravação e escuta atenta das mensagens de voz. Para empreendermos este trabalho, classificamos a pesquisa como sendo de abordagem quali-quantitativa e de caráter descritivo. Os dados serão recolhidos em dois momentos diferentes, sendo o primeiro um questionário de sondagem elaborado no Google Forms, direcionado aos discentes sobre o uso da ferramenta. Em um segundo momento realizaremos uma entrevista semi-estruturada com o intuito de conhecer os resultados desse recurso tecnológico para o aprendizado. Assim, possibilitamos aos alunos conhecer uma nova forma de utilizar a ferramenta digital acessível para o seu cotidiano, como instrumento de aprendizado e como suporte para reflexão da língua falada por eles, para que assim possam melhorar cada vez mais nos usos linguísticos, reconhecendo mais a fundo as múltiplas maneiras de falar e de adequar o vocabulário para as múltiplas situações comunicativas em que estiverem inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15905_TB6071_23052024233838.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luizantoniosilva99@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113133
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6071
    "inscrito_id" => 15905
    "titulo" => "A MENSAGEM DE VOZ DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O APRIMORAMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS"
    "resumo" => "Muitos grupos sociais vivem imersos no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Dentre essas ferramentas, o WhatsApp, além do envio de mensagens de texto e de áudio tem ganhado novas utilidades, que são adaptadas a partir das necessidades de seus usuários. Quanto a isso, associamos também essas questões aos usos e as particularidades que a língua possui a serem refletidas (Trabant, 2022; Scherre, 2022). Pretendemos com esse trabalho apresentar a ferramenta de mensagem de áudio no WhatsApp como instrumento auxiliar para o trabalho com a oralidade dos alunos no que tange a língua materna. Objetivamos, ainda, analisar como os alunos enxergam essa ferramenta para o aprimoramento da oralidade, bem como suscitar a reflexão sobre os usos da língua nas diversas situações comunicativas através da gravação e escuta atenta das mensagens de voz. Para empreendermos este trabalho, classificamos a pesquisa como sendo de abordagem quali-quantitativa e de caráter descritivo. Os dados serão recolhidos em dois momentos diferentes, sendo o primeiro um questionário de sondagem elaborado no Google Forms, direcionado aos discentes sobre o uso da ferramenta. Em um segundo momento realizaremos uma entrevista semi-estruturada com o intuito de conhecer os resultados desse recurso tecnológico para o aprendizado. Assim, possibilitamos aos alunos conhecer uma nova forma de utilizar a ferramenta digital acessível para o seu cotidiano, como instrumento de aprendizado e como suporte para reflexão da língua falada por eles, para que assim possam melhorar cada vez mais nos usos linguísticos, reconhecendo mais a fundo as múltiplas maneiras de falar e de adequar o vocabulário para as múltiplas situações comunicativas em que estiverem inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15905_TB6071_23052024233838.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ANTONIO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "luizantoniosilva99@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Muitos grupos sociais vivem imersos no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Dentre essas ferramentas, o WhatsApp, além do envio de mensagens de texto e de áudio tem ganhado novas utilidades, que são adaptadas a partir das necessidades de seus usuários. Quanto a isso, associamos também essas questões aos usos e as particularidades que a língua possui a serem refletidas (Trabant, 2022; Scherre, 2022). Pretendemos com esse trabalho apresentar a ferramenta de mensagem de áudio no WhatsApp como instrumento auxiliar para o trabalho com a oralidade dos alunos no que tange a língua materna. Objetivamos, ainda, analisar como os alunos enxergam essa ferramenta para o aprimoramento da oralidade, bem como suscitar a reflexão sobre os usos da língua nas diversas situações comunicativas através da gravação e escuta atenta das mensagens de voz. Para empreendermos este trabalho, classificamos a pesquisa como sendo de abordagem quali-quantitativa e de caráter descritivo. Os dados serão recolhidos em dois momentos diferentes, sendo o primeiro um questionário de sondagem elaborado no Google Forms, direcionado aos discentes sobre o uso da ferramenta. Em um segundo momento realizaremos uma entrevista semi-estruturada com o intuito de conhecer os resultados desse recurso tecnológico para o aprendizado. Assim, possibilitamos aos alunos conhecer uma nova forma de utilizar a ferramenta digital acessível para o seu cotidiano, como instrumento de aprendizado e como suporte para reflexão da língua falada por eles, para que assim possam melhorar cada vez mais nos usos linguísticos, reconhecendo mais a fundo as múltiplas maneiras de falar e de adequar o vocabulário para as múltiplas situações comunicativas em que estiverem inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.