Muitos grupos sociais vivem imersos no uso das tecnologias digitais para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas. Dentre essas ferramentas, o WhatsApp, além do envio de mensagens de texto e de áudio tem ganhado novas utilidades, que são adaptadas a partir das necessidades de seus usuários. Quanto a isso, associamos também essas questões aos usos e as particularidades que a língua possui a serem refletidas (Trabant, 2022; Scherre, 2022). Pretendemos com esse trabalho apresentar a ferramenta de mensagem de áudio no WhatsApp como instrumento auxiliar para o trabalho com a oralidade dos alunos no que tange a língua materna. Objetivamos, ainda, analisar como os alunos enxergam essa ferramenta para o aprimoramento da oralidade, bem como suscitar a reflexão sobre os usos da língua nas diversas situações comunicativas através da gravação e escuta atenta das mensagens de voz. Para empreendermos este trabalho, classificamos a pesquisa como sendo de abordagem quali-quantitativa e de caráter descritivo. Os dados serão recolhidos em dois momentos diferentes, sendo o primeiro um questionário de sondagem elaborado no Google Forms, direcionado aos discentes sobre o uso da ferramenta. Em um segundo momento realizaremos uma entrevista semi-estruturada com o intuito de conhecer os resultados desse recurso tecnológico para o aprendizado. Assim, possibilitamos aos alunos conhecer uma nova forma de utilizar a ferramenta digital acessível para o seu cotidiano, como instrumento de aprendizado e como suporte para reflexão da língua falada por eles, para que assim possam melhorar cada vez mais nos usos linguísticos, reconhecendo mais a fundo as múltiplas maneiras de falar e de adequar o vocabulário para as múltiplas situações comunicativas em que estiverem inseridos.