O presente trabalho apresenta resultados de uma investigação matemática realizada em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, de uma escola pública localizada em Teresina-PI. O estudo teve como objetivo principal promover uma investigação matemática com foco no conteúdo de escalas e áreas, buscando indícios de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos. Nesse sentido, realizamos uma análise descritiva dos dados, embasada pelos pressupostos da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Marco Antonio Moreira. Tais dados foram coletados por meio de registros audiovisuais e diário de bordo, ao longo das atividades realizadas com os 7 grupos da turma. Percebemos que, apesar de uma resistência inicial de alguns alunos, devido em parte à inexperiência destes em atividades investigativas, os resultados revelaram que a investigação matemática teve um impacto positivo ao estimular a ativação de conhecimentos prévios, promover o pensamento crítico, estimular a autoconfiança, a autonomia, a comunicação e a colaboração entre os participantes. Isso resultou em uma compreensão mais profunda dos conceitos e conhecimentos matemáticos abordados nas atividades, revelando indícios de aprendizagem significativa. Desta forma, a investigação matemática não apenas contribuiu para o entendimento dos conteúdos, mas também para a formação de alunos críticos, reflexivos e autônomos no processo de aprendizagem.