O emprego correto dos procedimentos metodológicos em uma pesquisa é essencial para que os resultados tenham validade e relevância científica. Nessa perspectiva, compreender a forma adequada de utilizar as abordagens, tipos, instrumentos de coleta e de análise, por exemplo, faz-se necessário em todo texto científico. Assim, o objetivo do projeto de ensino aqui abordado foi auxiliar os/as estudantes em suas elaborações de projetos científicos, mediante a disseminação de conhecimentos referentes à metodologia e a escrita científica para os/as estudantes do IFAL, especificamente estudantes do 7º período do Curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, DIREAD. O projeto de ensino teve como ênfase discussões sobre projeto e trabalho de conclusão de curso (TCC). Para tal, foram planejadas oficinas a partir de encontros síncronos para disseminação do conteúdo e plantões de dúvidas. A realização do projeto de ensino possibilitou a ampliação de conhecimentos dos alunos sobre metodologia científica e a adequada utilização das normas apresentadas pela ABNT. Além disso, contribuiu para a melhor delimitação de seus temas de pesquisa e para a elaboração de seus projetos de Trabalho de Conclusão de Curso. A partir das discussões nas oficinas, os alunos trabalharam de forma mais eficaz as delimitações dos seus temas e problemas de pesquisa, aprofundaram conhecimentos sobre as normas adequadas aos textos acadêmicos e também participaram de discussões sobre autoria, plágio e suas problemáticas. Ao todo, treze pessoas foram atendidas pelo projeto de ensino. No presente trabalho, intencionamos discutir sobre o projeto de ensino aplicado no Instituto Federal de Alagoas, refletindo sobre as dificuldades, estratégias adotadas e potencialidades deste tipo de projeto no processo de aprendizagem das alunas ministrantes e dos/as alunos/as atendidos/as.