Na disciplina Projetos Integradores I desenvolvem-se projetos de extensão em escolas de Educação Infantil (EI) - Creche, que visam atender demandas reais da comunidade escolar, articulando a teoria e a prática. Este relato discorre sobre as práticas realizadas pelos licenciandos em uma escola da rede pública de Bragança Paulista/SP, que apontou a necessidade de incentivar as crianças a alimentarem-se de forma saudável, tendo em vista a mudança do cardápio para atender às diretrizes do PNAE. Inicialmente, realizou-se o estudo dos principais documentos normativos da EI, de trabalhos relacionados à demanda/tema, e de características da escola e seu entorno. No planejamento das práticas contemplou-se os direitos de aprendizagem e a intercomplementaridade de Campos de Experiência (BNCC), envolvendo a implantação de uma horta escolar e atividades lúdicas relacionadas, como estratégia para incentivar nas crianças a alimentação saudável. Ao som da música “Sopa” (Palavra Cantada), as crianças participaram de uma dinâmica alegre, divertida e interativa, na qual cantaram e realizaram a separação de alimentos de objetos, identificando aqueles que eram (ou não) alimentos saudáveis, o que facilitou a compreensão e o aprendizado. Nas etapas seguintes, as crianças participaram ativamente da produção e condução da horta, experimentando as etapas de plantio, rega, colheita e degustação dos vegetais produzidos. Também se trabalhou a origem dos alimentos, suas características físicas e importância, permitindo maior familiaridade com os alimentos. Observou-se nas crianças maior interesse por alimentos frescos e saudáveis, assim como predisposição às atividades práticas em grupo. A horta escolar mostrou-se um instrumento pedagógico eficaz no incentivo e promoção da alimentação saudável na EI, permitindo também maior socialização das crianças. A continuidade desta iniciativa pode contribuir significativamente para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. O projeto nos permitiu como licenciandos vivenciar a práxis e o “chão da escola”, enriquecendo nosso aprendizado como futuros pedagogos.