Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO INTEGRADOR POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112819
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5606
    "inscrito_id" => 14190
    "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "Na disciplina Projetos Integradores I desenvolvem-se projetos de extensão em escolas de Educação Infantil (EI) - Creche, que visam atender demandas reais da comunidade escolar, articulando a teoria e a prática. Este relato discorre sobre as práticas realizadas pelos licenciandos em uma escola da rede pública de Bragança Paulista/SP, que apontou a necessidade de incentivar as crianças a alimentarem-se de forma saudável, tendo em vista a mudança do cardápio para atender às diretrizes do PNAE. Inicialmente, realizou-se o estudo dos principais documentos normativos da EI, de trabalhos relacionados à demanda/tema, e de características da escola e seu entorno. No planejamento das práticas contemplou-se os direitos de aprendizagem e a intercomplementaridade de Campos de Experiência (BNCC), envolvendo a implantação de uma horta escolar e atividades lúdicas relacionadas, como estratégia para incentivar nas crianças a alimentação saudável. Ao som da música “Sopa” (Palavra Cantada), as crianças participaram de uma dinâmica alegre, divertida e interativa, na qual cantaram e realizaram a separação de alimentos de objetos, identificando aqueles que eram (ou não) alimentos saudáveis, o que facilitou a compreensão e o aprendizado. Nas etapas seguintes, as crianças participaram ativamente da produção e condução da horta, experimentando as etapas de plantio, rega, colheita e degustação dos vegetais produzidos. Também se trabalhou a origem dos alimentos, suas características físicas e importância, permitindo maior familiaridade com os alimentos. Observou-se nas crianças maior interesse por alimentos frescos e saudáveis, assim como predisposição às atividades práticas em grupo. A horta escolar mostrou-se um instrumento pedagógico eficaz no incentivo e promoção da alimentação saudável na EI, permitindo também maior socialização das crianças. A continuidade desta iniciativa pode contribuir significativamente para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. O projeto nos permitiu como licenciandos vivenciar a práxis e o “chão da escola”, enriquecendo nosso aprendizado como futuros pedagogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14190_TB5606_09102024083233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADE TORRES DE PAULA DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "JADE"
    "autor_email" => "jade_depaula@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112819
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5606
    "inscrito_id" => 14190
    "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE UMA HORTA ESCOLAR NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "Na disciplina Projetos Integradores I desenvolvem-se projetos de extensão em escolas de Educação Infantil (EI) - Creche, que visam atender demandas reais da comunidade escolar, articulando a teoria e a prática. Este relato discorre sobre as práticas realizadas pelos licenciandos em uma escola da rede pública de Bragança Paulista/SP, que apontou a necessidade de incentivar as crianças a alimentarem-se de forma saudável, tendo em vista a mudança do cardápio para atender às diretrizes do PNAE. Inicialmente, realizou-se o estudo dos principais documentos normativos da EI, de trabalhos relacionados à demanda/tema, e de características da escola e seu entorno. No planejamento das práticas contemplou-se os direitos de aprendizagem e a intercomplementaridade de Campos de Experiência (BNCC), envolvendo a implantação de uma horta escolar e atividades lúdicas relacionadas, como estratégia para incentivar nas crianças a alimentação saudável. Ao som da música “Sopa” (Palavra Cantada), as crianças participaram de uma dinâmica alegre, divertida e interativa, na qual cantaram e realizaram a separação de alimentos de objetos, identificando aqueles que eram (ou não) alimentos saudáveis, o que facilitou a compreensão e o aprendizado. Nas etapas seguintes, as crianças participaram ativamente da produção e condução da horta, experimentando as etapas de plantio, rega, colheita e degustação dos vegetais produzidos. Também se trabalhou a origem dos alimentos, suas características físicas e importância, permitindo maior familiaridade com os alimentos. Observou-se nas crianças maior interesse por alimentos frescos e saudáveis, assim como predisposição às atividades práticas em grupo. A horta escolar mostrou-se um instrumento pedagógico eficaz no incentivo e promoção da alimentação saudável na EI, permitindo também maior socialização das crianças. A continuidade desta iniciativa pode contribuir significativamente para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. O projeto nos permitiu como licenciandos vivenciar a práxis e o “chão da escola”, enriquecendo nosso aprendizado como futuros pedagogos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14190_TB5606_09102024083233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JADE TORRES DE PAULA DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "JADE"
    "autor_email" => "jade_depaula@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Na disciplina Projetos Integradores I desenvolvem-se projetos de extensão em escolas de Educação Infantil (EI) - Creche, que visam atender demandas reais da comunidade escolar, articulando a teoria e a prática. Este relato discorre sobre as práticas realizadas pelos licenciandos em uma escola da rede pública de Bragança Paulista/SP, que apontou a necessidade de incentivar as crianças a alimentarem-se de forma saudável, tendo em vista a mudança do cardápio para atender às diretrizes do PNAE. Inicialmente, realizou-se o estudo dos principais documentos normativos da EI, de trabalhos relacionados à demanda/tema, e de características da escola e seu entorno. No planejamento das práticas contemplou-se os direitos de aprendizagem e a intercomplementaridade de Campos de Experiência (BNCC), envolvendo a implantação de uma horta escolar e atividades lúdicas relacionadas, como estratégia para incentivar nas crianças a alimentação saudável. Ao som da música “Sopa” (Palavra Cantada), as crianças participaram de uma dinâmica alegre, divertida e interativa, na qual cantaram e realizaram a separação de alimentos de objetos, identificando aqueles que eram (ou não) alimentos saudáveis, o que facilitou a compreensão e o aprendizado. Nas etapas seguintes, as crianças participaram ativamente da produção e condução da horta, experimentando as etapas de plantio, rega, colheita e degustação dos vegetais produzidos. Também se trabalhou a origem dos alimentos, suas características físicas e importância, permitindo maior familiaridade com os alimentos. Observou-se nas crianças maior interesse por alimentos frescos e saudáveis, assim como predisposição às atividades práticas em grupo. A horta escolar mostrou-se um instrumento pedagógico eficaz no incentivo e promoção da alimentação saudável na EI, permitindo também maior socialização das crianças. A continuidade desta iniciativa pode contribuir significativamente para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. O projeto nos permitiu como licenciandos vivenciar a práxis e o “chão da escola”, enriquecendo nosso aprendizado como futuros pedagogos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.