A docência envolve, de forma contínua, a realização de reflexões a respeito da construção de ações promotoras de uma aprendizagem eficaz. Com base em tal premissa, o presente estudo tem como objetivo a aplicação de práticas educativas que possam construir pontes entre as Ciências da Natureza e a Matemática em uma perspectiva interdisciplinar participativa e inovadora. Neste processo, estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola de Fortaleza/CE recolheram em suas casas materiais recicláveis e construíram, com o auxílio de docentes, brinquedos que foram comercializados em uma feira na escola, proporcionando inúmeras situações de aprendizagem matemática. Durante todo o processo educacional foram trabalhados objetos de conhecimento matemático e a questão ambiental vinculada aos resíduos sólidos, já que a pesquisa se consolidou na percepção da interdisciplinaridade como prática educacional constante. Nesta perspectiva, as interfaces entre as temáticas foram frequentemente estudadas, havendo uma constante troca de conhecimentos entre os componentes estudados e as práticas docentes cotidianas relacionadas a cada objeto do conhecimento. Para acompanhar o processo pedagógico foi realizada uma ação investigativa envolvendo pesquisa bibliográfica, anotações no diário de campo, exposição dialogada apresentando as bases conceituais aos estudantes e aplicação de questionários respondidos por eles. Os dados foram examinados por meio da Análise de Conteúdo e das ferramentas da Estatística Descritiva. Os resultados indicaram que a realização das atividades proporcionou aos estudantes um domínio mais profundo das potencialidades da Matemática na vida cotidiana, assim como da importância das questões ambientais na vida contemporânea. Deste modo, ao envolver os estudantes com práticas educativas participativas, é possível aprofundar a aprendizagem e aproximar os estudantes de objetos do conhecimento matemático fundamentais para a vida atual.