O presente artigo tem como principal objetivo analisar o papel do tutor na educação a distância. Para tal, inicialmente conceituamos a educação a distância e apresentamos um histórico dessa modalidade de ensino no Brasil, nossa ênfase recai sobre os suportes didáticos do ensino-aprendizagem e possibilidade de comunicação e interação decorrentes de sua utilização. Em seguida, fazemos uma reflexão sobre as atribuições do tutor na educação a distância, bem como a importância do seu trabalho para a efetivação de um aprendizado crítico, criativa e humanizada. Metodologicamente utilizamos a pesquisa bibliográfica, a qual se caracteriza por utilizar informações e análises extraídas de textos acadêmicos, como artigos, livros, revistas e teses, ampliando a compreensão da temática estudada. Ao longo do texto, foi demonstrado que o tutor é um profissional essencial para a qualidade da educação a distância, pois ele promove a mediação entre estudante e conteúdo, estudante e instituição, aluno-aluno. De tal forma que cabe ao tutor humanizar os ambientes virtuais de aprendizagem; favorecer a construção e socialização dos conhecimentos através de perguntas-geradoras; fomentar o diálogo em chats e fóruns; incentivar a autonomia intelectual dos cursistas e zelar pelas relações humanas mesmo que em ambiente virtual. A presença ativa desse profissional tem se mostrado decisiva para uma aprendizagem significativa e a permanência ativa dos estudantes em ambiente virtual.