A formação docente é um processo sócio-histórico anterior à academia. Professores começam a formar-se durante a Educação Básica e as diferentes experiências com Linguagem a que tem contato. Este artigo objetiva apresentar como interações em fóruns de discussão no Classroom durante a ministração de disciplinas de prática e estágio impactam na formação do licenciando e contribuem para a identidade multiletrada do docente em formação, analisando a performatividade do licenciando e sua percepção do “ser professor de Língua Portuguesa” na/para BNC-Formação e a BNCC. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o licenciando tem sua linguagem interseccionada por vivências sócio-históricas e experiências socioculturais ao mesmo tempo em que se vê essencializado pelas agências formativas, bem como entende ser função da educação construir uma sociedade inclusiva e colaborativa, capaz de eliminar linhas abissais e acolher as diferenças, mantendo as identidades. Para tanto, a formação docente, particularmente os de Língua Materna, pode ser pensada como repertórios a serem ampliados na relação dialógica com seus formadores. Assim, nos relatos nos fóruns pelos licenciandos, percebe-se ainda que a imposição de diretrizes para a formação conduz à idealização de um docente de LM que conceba a língua como um código estático a ser descrito e não como uma prática social.