Trata a leitura enquanto uma prática que forma relações, em diversos segmentos da sociedade, a exemplo da escola, no universo familiar, além dos demais ambientes de convívio social. Desta forma, a desescolarização da leitura pode ser vista como uma meta para levá-la aos espaços sociais do cotidiano dos cidadãos e ao mesmo tempo preservar a primazia da leitura na escola, reformular as relações da escola com a leitura para retirá-la do seu confinamento disciplinar e apresentá-la como elemento comum a todas as formas de conhecimentos, com base nos dados colhidos nos exames de avaliação de estudantes a exemplo do PISA, estarmos a presenciar a crise da leitura, o que é refletida nos estudantes de nível superior. Essa proposta de estudo de pós-doutorado busca apontar, como a crise da leitura ecoa no ensino superior. Do ponto de vista metodológico, recorremos às bases lógicas de investigação com abordagens qualitativas, utilizaremos como amostragem discentes do curso de pedagogia da Universidade de Lisboa e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Evidenciando a importância da biblioteca universitária para além das suas atribuições já preconizadas nas instituições de ensino superior, haja vista que tais ações reforçam a interação da biblioteca com sua comunidade por meio do desenvolvimento das habilidades que compõem os esforços em prol da literacia acadêmica tornando a vida na universidade uma jornada menos árdua e muito mais produtiva.