RESIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS RÍTMICAS NA ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO ALDO PINHO ALVES: TRABALHANDO GINÁSTICA E DANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114323 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7760 "inscrito_id" => 17885 "titulo" => "RESIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS RÍTMICAS NA ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO ALDO PINHO ALVES: TRABALHANDO GINÁSTICA E DANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "Este estudo investiga a resignificação das práticas rítmicas na Educação Física escolar, focalizando a Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves situada no bairro de Engenho Maranguape, no município de Paulista, Litoral Norte de Pernambuco. Com o propósito de promover o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos, adotamos uma abordagem integrada de ginástica e danças. A pesquisa fundamentou-se em teorias da educação física, pedagogia e psicologia, reconhecendo a importância do movimento e da expressão corporal no processo educativo. Durante a implementação das práticas, foram adotadas estratégias que visavam tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. Utilizamos recursos como músicas variadas, coreografias adaptadas às habilidades dos alunos e equipamentos adequados para a prática da ginástica. Observamos uma melhoria significativa no engajamento dos estudantes, bem como no desenvolvimento de suas habilidades motoras, sociais e emocionais. Os resultados obtidos indicam que a integração de ginástica e danças nas aulas de Educação Física pode contribuir positivamente para a formação integral dos alunos. Além de promover a saúde física, isso porque essas práticas estimulam a criatividade, a autoconfiança e o trabalho em equipe. No entanto, enfrentamos desafios como a falta de infraestrutura adequada e a resistência de alguns alunos à participação em atividades físicas. Este estudo proporciona proposições para educadores e gestores escolares interessados em enriquecer o currículo de Educação Física com práticas mais significativas e inclusivas. A partir das experiências compartilhadas, destacamos a importância de adaptar as atividades às características e interesses dos alunos, promovendo assim um ambiente educativo mais estimulante e acolhedor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17885_TB7760_29072024211214.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "toinho415263@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114323 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7760 "inscrito_id" => 17885 "titulo" => "RESIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS RÍTMICAS NA ESCOLA MUNICIPAL BRIGADEIRO ALDO PINHO ALVES: TRABALHANDO GINÁSTICA E DANÇAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "Este estudo investiga a resignificação das práticas rítmicas na Educação Física escolar, focalizando a Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves situada no bairro de Engenho Maranguape, no município de Paulista, Litoral Norte de Pernambuco. Com o propósito de promover o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos, adotamos uma abordagem integrada de ginástica e danças. A pesquisa fundamentou-se em teorias da educação física, pedagogia e psicologia, reconhecendo a importância do movimento e da expressão corporal no processo educativo. Durante a implementação das práticas, foram adotadas estratégias que visavam tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. Utilizamos recursos como músicas variadas, coreografias adaptadas às habilidades dos alunos e equipamentos adequados para a prática da ginástica. Observamos uma melhoria significativa no engajamento dos estudantes, bem como no desenvolvimento de suas habilidades motoras, sociais e emocionais. Os resultados obtidos indicam que a integração de ginástica e danças nas aulas de Educação Física pode contribuir positivamente para a formação integral dos alunos. Além de promover a saúde física, isso porque essas práticas estimulam a criatividade, a autoconfiança e o trabalho em equipe. No entanto, enfrentamos desafios como a falta de infraestrutura adequada e a resistência de alguns alunos à participação em atividades físicas. Este estudo proporciona proposições para educadores e gestores escolares interessados em enriquecer o currículo de Educação Física com práticas mais significativas e inclusivas. A partir das experiências compartilhadas, destacamos a importância de adaptar as atividades às características e interesses dos alunos, promovendo assim um ambiente educativo mais estimulante e acolhedor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID17885_TB7760_29072024211214.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ANTONIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "toinho415263@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }