Este estudo investiga a resignificação das práticas rítmicas na Educação Física escolar, focalizando a Escola Municipal Brigadeiro Aldo Pinho Alves situada no bairro de Engenho Maranguape, no município de Paulista, Litoral Norte de Pernambuco. Com o propósito de promover o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos, adotamos uma abordagem integrada de ginástica e danças. A pesquisa fundamentou-se em teorias da educação física, pedagogia e psicologia, reconhecendo a importância do movimento e da expressão corporal no processo educativo. Durante a implementação das práticas, foram adotadas estratégias que visavam tornar as aulas mais dinâmicas e participativas. Utilizamos recursos como músicas variadas, coreografias adaptadas às habilidades dos alunos e equipamentos adequados para a prática da ginástica. Observamos uma melhoria significativa no engajamento dos estudantes, bem como no desenvolvimento de suas habilidades motoras, sociais e emocionais. Os resultados obtidos indicam que a integração de ginástica e danças nas aulas de Educação Física pode contribuir positivamente para a formação integral dos alunos. Além de promover a saúde física, isso porque essas práticas estimulam a criatividade, a autoconfiança e o trabalho em equipe. No entanto, enfrentamos desafios como a falta de infraestrutura adequada e a resistência de alguns alunos à participação em atividades físicas. Este estudo proporciona proposições para educadores e gestores escolares interessados em enriquecer o currículo de Educação Física com práticas mais significativas e inclusivas. A partir das experiências compartilhadas, destacamos a importância de adaptar as atividades às características e interesses dos alunos, promovendo assim um ambiente educativo mais estimulante e acolhedor.