Este trabalho apresenta a dinâmica de uma oficina de matemática voltada para professores, que foi idealizada em sala de aula como complemento da disciplina “Projeto Integrador” do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, e teve o intuito de produzir materiais de custos acessíveis e fácil utilização na aprendizagem das quatro operações básicas da matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão). Ao pensar na construção de recursos, optou-se por confeccionar o ábaco, que é uma tecnologia antiga que pode ser utilizada de maneira prática. Na busca de uma fundamentação do trabalho, autores como Rizzo (2001) e Centurión (2002) foram os que mais se adequaram ao propósito da oficina. Observou-se, que a maioria dos professores, mesmo os já experientes, não conheciam ou sabiam manipular de forma correta o ábaco, fato que justificou ainda mais a aplicação da oficina. A metodologia consistia em formar grupos de professores que produzissem seu próprio instrumento, manipulando materiais de baixo custo. Os participantes mostraram-se entusiasmados com as possibilidades de manuseio do instrumento. Ao final pode-se fazer indagações sobre como uma ferramenta tão simples, mas poderosa, poderiam ter auxiliado cada um dos professores em sala de aula, facilitando o ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldades na matemática. Assim, com o intuito de inovar, tornar suas aulas mais dinâmicas e visuais, além de aprimorar o aprendizado de seus alunos, o uso do ábaco é um instrumento que pode colaborar com esse objetivo.