Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS PARA IMERSÃO DOS ESTUDANTES NA PESQUISA CIENTÍFICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A análise sensorial é a disciplina utilizada para medir, analisar e interpretar as reações às características dos alimentos percebidas pelos cinco sentidos humanos, estando presente na matriz curricular de cursos que trabalham com alimentos. O presente trabalho teve como objetivo incorporar à disciplina de Análise Sensorial a execução de projetos de pesquisa que englobem desenvolvimento de novos produtos alimentícios e testes sensoriais, bem como a utilização do conhecimento obtido em outras disciplinas do curso ao projeto de sensorial, visando à formação geral dos discentes. O trabalho foi realizado com duas turmas, onde cada turma foi dividida em grupos de até 5 estudantes, para que todos conseguissem participar efetivamente da elaboração e desenvolvimento dos testes, obtendo um melhor aproveitamento da disciplina. Primeiramente foram realizadas as aulas teóricos e práticas, onde no final de cada aula foi realizada uma breve discussão sobre os resultados de cada grupo. Como atividade da segunda unidade, cada grupo desenvolveu um projeto de pesquisa, que consistiu na criação e elaboração um produto alimentício, teste sensorial e porterior escrita e submissão de artigo científico ou cadastro de patente com os dados obtidos. Os produtos que foram criados: brigadeiro de umbu, drink alcoolico de umbu, sorvete de cana de açúcar com hortelã, brigadeiro com casca de banana, beijinho de batata doce e sorvete de campim santo com hortelã. Os artigos de cada grupo estão em processo de escrita e submissão. A execução deste projeto possibilitou, ainda, um melhor aproveitamento da disciplina de Análise Sensorial e a aplicação do conhecimento de outras disciplinas cursadas, trazendo a possibilidade de melhoria do currículo com a publicação do artigo científico ou registro de patente, além de ter despertado neles o interesse pelo empreendedorismo. Outro resultado alcançado foi a possibilidade de mostrar para os estudantes como realizar a pesquisa científica.

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