CINEMA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111110 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3148 "inscrito_id" => 11655 "titulo" => "CINEMA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Atualmente é um desafio para os professores despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico, dessa forma, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se instrumentos aliados no processo de ensino-aprendizagem. Os filmes têm sido utilizados como recursos pedagógicos tecnológicos há algum tempo. A combinação da ludicidade dos filmes com um planejamento bem elaborado e objetivos claros por parte dos professores torna a compreensão dos conteúdos propostos mais acessível para os estudantes. O trabalho tem como objetivo apresentar a potencialidade de filmes, como instrumento pedagógico no ensino de ciências, relacionando cada filme com a temática principal nos conteúdos de ciências, bem como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi realizada uma busca nas principais plataformas de filmes (streamings): Netflix, Amazon, StarPlus, Disney, YouTube, etc. Após a seleção prévia dos filmes, os mesmos foram assistidos e analisados de acordo com os seguintes critérios: ano, classificação indicativa, temática principal, conteúdos abordados, interdisciplinaridade (outras disciplinas abordadas além de ciências), habilidades da BNCC. Foi realizada uma tabela com base nas informações obtidas e feita a discussão sobre as potencialidades dos filmes em questão. Como resultado foram selecionados os seguintes filmes: A Era do Gelo 1, 2 e 3, Avatar, A teoria de tudo, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, Elementos, Estrelas além do tempo, Gattaca, O menino que descobriu o vento, Os sem floresta, O Rei Leão, O óleo de Lorenzo, Procurando Nemo, Radioactive, Rango, Rio, Vida de Inseto, Wall-E. Os filmes trazem valiosas contribuições para discussões em sala de aula sobre diversos conteúdos abordados em ciências e vem como uma alternativa lúdica para sair do tradicional livro didático, lousa e pincel. No entanto, é importante salientar que apenas a rotina desses recursos didáticos pode tornar as aulas cansativas e monótonas, ao invés de mais atrativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11655_TB3148_08042024205009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINNE DE ALENCAR FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "karol_alencarf@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111110 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3148 "inscrito_id" => 11655 "titulo" => "CINEMA EM SALA DE AULA: O USO DE FILMES COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Atualmente é um desafio para os professores despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico, dessa forma, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se instrumentos aliados no processo de ensino-aprendizagem. Os filmes têm sido utilizados como recursos pedagógicos tecnológicos há algum tempo. A combinação da ludicidade dos filmes com um planejamento bem elaborado e objetivos claros por parte dos professores torna a compreensão dos conteúdos propostos mais acessível para os estudantes. O trabalho tem como objetivo apresentar a potencialidade de filmes, como instrumento pedagógico no ensino de ciências, relacionando cada filme com a temática principal nos conteúdos de ciências, bem como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi realizada uma busca nas principais plataformas de filmes (streamings): Netflix, Amazon, StarPlus, Disney, YouTube, etc. Após a seleção prévia dos filmes, os mesmos foram assistidos e analisados de acordo com os seguintes critérios: ano, classificação indicativa, temática principal, conteúdos abordados, interdisciplinaridade (outras disciplinas abordadas além de ciências), habilidades da BNCC. Foi realizada uma tabela com base nas informações obtidas e feita a discussão sobre as potencialidades dos filmes em questão. Como resultado foram selecionados os seguintes filmes: A Era do Gelo 1, 2 e 3, Avatar, A teoria de tudo, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, Elementos, Estrelas além do tempo, Gattaca, O menino que descobriu o vento, Os sem floresta, O Rei Leão, O óleo de Lorenzo, Procurando Nemo, Radioactive, Rango, Rio, Vida de Inseto, Wall-E. Os filmes trazem valiosas contribuições para discussões em sala de aula sobre diversos conteúdos abordados em ciências e vem como uma alternativa lúdica para sair do tradicional livro didático, lousa e pincel. No entanto, é importante salientar que apenas a rotina desses recursos didáticos pode tornar as aulas cansativas e monótonas, ao invés de mais atrativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11655_TB3148_08042024205009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KAROLINNE DE ALENCAR FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "karol_alencarf@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }