Atualmente é um desafio para os professores despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais dinâmico, dessa forma, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tornam-se instrumentos aliados no processo de ensino-aprendizagem. Os filmes têm sido utilizados como recursos pedagógicos tecnológicos há algum tempo. A combinação da ludicidade dos filmes com um planejamento bem elaborado e objetivos claros por parte dos professores torna a compreensão dos conteúdos propostos mais acessível para os estudantes. O trabalho tem como objetivo apresentar a potencialidade de filmes, como instrumento pedagógico no ensino de ciências, relacionando cada filme com a temática principal nos conteúdos de ciências, bem como as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foi realizada uma busca nas principais plataformas de filmes (streamings): Netflix, Amazon, StarPlus, Disney, YouTube, etc. Após a seleção prévia dos filmes, os mesmos foram assistidos e analisados de acordo com os seguintes critérios: ano, classificação indicativa, temática principal, conteúdos abordados, interdisciplinaridade (outras disciplinas abordadas além de ciências), habilidades da BNCC. Foi realizada uma tabela com base nas informações obtidas e feita a discussão sobre as potencialidades dos filmes em questão. Como resultado foram selecionados os seguintes filmes: A Era do Gelo 1, 2 e 3, Avatar, A teoria de tudo, Ainbo – A Guerreira da Amazônia, Elementos, Estrelas além do tempo, Gattaca, O menino que descobriu o vento, Os sem floresta, O Rei Leão, O óleo de Lorenzo, Procurando Nemo, Radioactive, Rango, Rio, Vida de Inseto, Wall-E. Os filmes trazem valiosas contribuições para discussões em sala de aula sobre diversos conteúdos abordados em ciências e vem como uma alternativa lúdica para sair do tradicional livro didático, lousa e pincel. No entanto, é importante salientar que apenas a rotina desses recursos didáticos pode tornar as aulas cansativas e monótonas, ao invés de mais atrativas.