A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular enfrenta desafios significativos, especialmente devido à carência na oferta de materiais didáticos adaptados e à lacuna na formação de professores. Visando abordar este contexto, este estudo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática sobre o uso de recursos didáticos para o ensino de Ciências e uma proposta de produção e uso de recursos táteis produzidos por impressão 3D. A revisão bibliográfica foi realizada utilizando os termos “recurso* didático*” OR “recurso* pedagógico*” OR “material didático” OR “material pedagógico” AND “ensino de ciência*” com buscas no portal Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram encontradas 11 publicações, das quais apenas uma teve aderência ao tema enfocado neste artigo, destacando a importância da análise do discurso multimodal no ensino de biologia. Para a proposta de produção e uso de recursos didáticos, explorou-se a técnica de fabricação digital para a produção de réplicas de crânios e de pegadas de diferentes animais. Trata-se de recursos táteis produzidos em plástico ABS que permitem a caracterização morfológica e apresentam informações complementares através da escrita Braille, o que pode promover uma experiência de aprendizagem inclusiva e sensorial. Atualmente, os recursos estão em fase de validação, sendo testados colaborativamente por professores e alunos de instituições públicas de ensino médio e superior da região de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo. Após esta etapa de desenvolvimento, os arquivos digitais referentes aos recursos validados serão disponibilizados na internet para que possam ser replicados e utilizados por outros educadores, de tal forma, cooperar para a promoção da inclusão escolar. Concluiu-se com a sistematização dos resultados da revisão bibliográfica, a escassez de materiais pedagógicos adaptados especificamente para o ensino das ciências, sendo fundamental o incentivo de propostas que contribuam com a produção e disponibilização de recursos didáticos táteis para pessoas com deficiência visual.