A transversalidade entre Educação, Ciência e Tecnologia trouxe para a sala de aula as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar os impactos do ensino remoto no ensino-aprendizagem dos conteúdos de Biologia, bem como os desafios e perspectivas da utilização das TIC e das TDIC no ensino de Biologia. A pesquisa de abordagem qualitativa descritiva iniciou a partir das inquietações mobilizadas pela disciplina projeto integrador III, desenvolvida no Instituto Federal do Piauí- Campus São João do Piauí. Dessa forma, como se trata de um projeto, optou-se por uma pesquisa bibliográfica em plataformas como Scielo e Google Acadêmico para analisar as informações de artigos publicados entre 2020 a 2022, considerando os seis descritores como: Biologia, ensino remoto, tecnologias, ensino-aprendizagem. Dessa forma, os resultados apontam que as novas tecnologias são capazes de facilitar o ensino e aprendizagem no âmbito educacional, agilizando a troca de informações e produzindo conhecimento compartilhado entre os alunos e o professor. Podendo citar algumas dessas: Google Classroom, Google Suite, Canva Office Suite, Google, You Tube e Google Forms. Conclui-se que as tecnologias TIC e TDIC potencializam o processo de construção significativa do saber, porém se percebe uma fragilidade no uso das ferramentas digitais, sobretudo em virtude da formação continuada que, muitas vezes, é deficitária.