As concepções de Educação Física Escolar (EFE) construídas historicamente no Brasil divergem ao pensar a prática pedagógica do componente curricular, dando enfoque às práticas corporais, às capacidades físicas e motoras etc. Entendendo os desafios de uma práxis convergente — com ênfase nas dinâmicas da cultura, do corpo, do movimento e do ambiente — tratando da aproximação das concepções para uma identidade específica à área, este trabalho resulta da observação de um estagiário das estratégias no planejamento e na práxis pedagógica de um professor de EFE — da rede pública municipal de Fortaleza — no ensino fundamental I. Os desafios envolvem a sistematização de conhecimentos na EFE a partir dos seguintes blocos de conteúdos temáticos: Elementos culturais; Aspectos (inter)pessoais; Movimentos; e demandas ambientais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é discutir sobre a complexidade em elaborar um plano de aula, de maneira que diferentes proposições teórico-metodológicas da EFE sejam inter relacionadas, partindo de reflexões durante o estágio supervisionado na licenciatura em educação física. Trata-se de uma pesquisa com caráter qualitativo, em formato de relato de experiência, com destaque para os desafios compreendidos desde o planejamento à realização das aulas. Assim, a partir das análises feitas durante as aulas, concluímos que a estratégia relatada possibilita uma abordagem (auto)crítica e coerente com as realidades que os/as estudantes vivenciam, proporcionando uma aproximação entre essas realidades situadas e os conteúdos, como também da garantia do acesso à educação física em sua especificidade construída historicamente.