Este trabalho se propôs a analisar as contribuições do grupo como um espaço de estudo, pesquisa e desenvolvimento de competências sobre a educação antirracista. O grupo de estudos Afritudes, caracteriza-se como um ambiente de leituras antirracistas com foco nas relações étnico-raciais e o aprofundamento destas nas práticas educativas, o qual tem como público-alvo os docentes da educação básica do município de Juazeiro do Norte e da rede estadual e municipal da cidade de Araripina, estado de Pernambuco. O artigo tem como objetivo discutir, consolidar e propagar a cultura e a educação antirracista através da leitura e debates de livros, filmes e vivências dos docentes que fazem parte do grupo que discutem esse tema, com intuito de formar continuamente profissionais comprometidos com a causa da educação antirracista nas escolas onde atuam, contribuindo para o enfrentamento do racismo estrutural no país. Como metodologia, ancorou-se na abordagem qualitativa. Da análise temática emergiram dois eixos de categoria: o grupo como espaço de aprendizagem compartilhada e prática colaborativa, com dimensões pessoal e experiências profissionais; e o grupo como processo de consolidação e construção das aprendizagens. Para tanto analisamos o grupo de estudos como locus privilegiado para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e construção de aprendizagens antirracistas afim de promover uma melhor orientação e atitudes contra o racismo que acontece diariamente nas escolas brasileiras e em outros espaços de convívio. Inicialmente, o grupo é formado por pessoas que se consideram pretas, para que a divisão de vivências, sentimentos e fortalecimento seja ainda mais fortalecido.