Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE CORDEL COMO MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO CONTRA A CAÇA DE ANIMAIS NA CAATINGA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Caatinga tem uma biodiversidade que atrai olhares, principalmente, pela fauna de vertebrados de beleza diferenciada. Alguns animais são alvo de caçadores que comercializam, domesticam ou usam na alimentação, colocando-os em riscos de extinção. Objetivou-se realizar uma releitura do filme “O bicho vai pegar” em forma de cordel utilizando animais da Caatinga como personagens para sensibilizar sobre crime ambiental. Seis alunos da turma de 2ª série da Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, se questionaram: “como sensibilizar os jovens a respeito da caça de animais selvagens na Caatinga?”. O uso da literatura de cordel é uma forma de tornar a problemática da caça de animais acessível, visto que tem linguagem simples, clara, cômica e contextualizada, capaz de sensibilizar podendo disseminar informações. Selecionaram o mamífero gato do mato e a ave azulão como personagens para a produção de um cordel. Foi produzido um texto narrativo com os mesmos personagens. Após as produções, distribuíram exemplares do cordel para metade da turma e o texto para a outra parte, a fim de testar os efeitos dos dois gêneros literários na compreensão da temática da caça de animais. Aplicou-se questionário com perguntas: 1) O quanto de 1 a 5 você achou o texto interessante? 2) Qual o nível de cansaço ao ler o texto? 3) Você pararia para ler esse tipo de texto em outros momentos? Entre outras. As respostas analisadas no Excel trouxeram que dos que leram o cordel, 92% avaliaram com quatro ou cinco estrelas e apenas 7% como muito cansativo. Com relação ao texto narrativo, 67% avaliaram com quatro ou cinco estrelas e 42% como muito cansativo. A produção do cordel contribuiu com o conhecimento pessoal acerca da caça de animais e domesticação de animais selvagens e configurou-se como uma ferramenta eficaz para sensibilizar os estudantes.

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