A garantia da qualidade na educação envolve a promoção da equidade, assegurando que todos os estudantes, independente de suas características individuais, tenham acesso às mais variadas oportunidades educacionais. Nesse sentido, a garantia do acesso à educação de qualidade e equitativa implica reconhecer a diversidade dos estudantes, considerando suas diferenças nos modos de aprender, seus limites, potencialidades e tempos de cada indivíduo. Embora a educação inclusiva tenha sido inicialmente identificada a partir da noção de educação especial, as políticas nacionais e internacionais abordam a noção de inclusão como política de acesso, participação e aprendizagem a todos estudantes. Tendo em vista uma noção ampliada de educação inclusiva, voltada às diversidades socioeconômicas, culturais, intelectuais, físicas, de gênero e sexualidade, apresentamos neste trabalho o perfil e as características de publicações que discutem a temática “diversidades e inclusão”, presentes em produções científicas entre 2014 e 2024. Realizamos uma análise bibliométrica da literatura, a partir dos termos Diversidades e Inclusão. Os dados gerados foram analisados e tratados por meio do software bibliométrico VOSviewer. Estruturamos esta pesquisa em três etapas. Na primeira, apresentamos, de modo breve, o que a literatura brasileira atual tem escrito sobre a inclusão e as diversidades na escola. A seguir, discorremos sobre os dados produzidos a partir da análise bibliométrica e os dados gerados pelo software. Por fim, realizamos a análise dos dados a partir do referencial teórico adotado. Os resultados destacam que a noção de inclusão, quando em relação com o termo diversidade, traz uma dimensão ampla da noção de inclusão, tanto no tocante aos “sujeitos da inclusão” como aos referenciais teóricos adotados nas pesquisas.