MOSTRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111998 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4451 "inscrito_id" => 12217 "titulo" => "MOSTRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O objetivo deste trabalho é discutir como desenvolver uma formação matemática para a atuação nos contextos da educação das crianças de 0 a 5 anos nas dimensões técnico-científica e a dos saberes para ensinar coerente com a BNCC/2017. Tendo este ponto de partida realizamos uma pesquisa qualitativa, centrando-se na compreensão e explicação da experiência vivida por um grupo de graduandos acerca das práticas com o pensamento matemático na educação infantil na MostraMática, evento realizado na disciplina “Matemática na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia do Centro universitário 7 de Setembro (UNI7) em Fortaleza (CE), objetivando aos graduandos: identificar a matemática como linguagem que favorece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento; refletir sobre a prática cotidiana e as experiências matemáticas em múltiplas linguagens (Arte, jogos, brincadeiras populares e literatura); e elaborar subsídios de trabalho com a matemática para a faixa etária de 4 e 5 anos. Os participantes preencheram um formulário com a pergunta: “O que você descobriu com o estudo?”. Os resultados da experiência vivida pelos graduandos foi avaliada como positiva, pois agregou conhecimentos (dimensão técnico-científica), como exposto nas falas da Graduanda 1 e da Graduanda 5, “descobrimos que podemos trabalhar explorando obras de artes de Volpi e conectando aos Campos de Experiência e aos objetivos de aprendizagem, proporcionando experiências às crianças”. Diante dos resultados obtidos concluímos que propostas formativas mais significativas, como a “MostraMática”, são necessárias nos cursos de graduação, uma vez que os graduandos são desafiados a planejar, criar e apresentar estratégias para mediar os processos de aprendizagem das crianças, articulando variadas dimensões formativas, o que favorece a prática docente e cumpri com os objetivos da BNCC/2017." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12217_TB4451_11102024091719.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS DAVI PEREIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Carlos Davi" "autor_email" => "carlosdavi.p.sousa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111998 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4451 "inscrito_id" => 12217 "titulo" => "MOSTRAMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "O objetivo deste trabalho é discutir como desenvolver uma formação matemática para a atuação nos contextos da educação das crianças de 0 a 5 anos nas dimensões técnico-científica e a dos saberes para ensinar coerente com a BNCC/2017. Tendo este ponto de partida realizamos uma pesquisa qualitativa, centrando-se na compreensão e explicação da experiência vivida por um grupo de graduandos acerca das práticas com o pensamento matemático na educação infantil na MostraMática, evento realizado na disciplina “Matemática na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia do Centro universitário 7 de Setembro (UNI7) em Fortaleza (CE), objetivando aos graduandos: identificar a matemática como linguagem que favorece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento; refletir sobre a prática cotidiana e as experiências matemáticas em múltiplas linguagens (Arte, jogos, brincadeiras populares e literatura); e elaborar subsídios de trabalho com a matemática para a faixa etária de 4 e 5 anos. Os participantes preencheram um formulário com a pergunta: “O que você descobriu com o estudo?”. Os resultados da experiência vivida pelos graduandos foi avaliada como positiva, pois agregou conhecimentos (dimensão técnico-científica), como exposto nas falas da Graduanda 1 e da Graduanda 5, “descobrimos que podemos trabalhar explorando obras de artes de Volpi e conectando aos Campos de Experiência e aos objetivos de aprendizagem, proporcionando experiências às crianças”. Diante dos resultados obtidos concluímos que propostas formativas mais significativas, como a “MostraMática”, são necessárias nos cursos de graduação, uma vez que os graduandos são desafiados a planejar, criar e apresentar estratégias para mediar os processos de aprendizagem das crianças, articulando variadas dimensões formativas, o que favorece a prática docente e cumpri com os objetivos da BNCC/2017." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12217_TB4451_11102024091719.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS DAVI PEREIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "Carlos Davi" "autor_email" => "carlosdavi.p.sousa@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }