O objetivo deste trabalho é discutir como desenvolver uma formação matemática para a atuação nos contextos da educação das crianças de 0 a 5 anos nas dimensões técnico-científica e a dos saberes para ensinar coerente com a BNCC/2017. Tendo este ponto de partida realizamos uma pesquisa qualitativa, centrando-se na compreensão e explicação da experiência vivida por um grupo de graduandos acerca das práticas com o pensamento matemático na educação infantil na MostraMática, evento realizado na disciplina “Matemática na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia do Centro universitário 7 de Setembro (UNI7) em Fortaleza (CE), objetivando aos graduandos: identificar a matemática como linguagem que favorece os direitos de aprendizagem e desenvolvimento; refletir sobre a prática cotidiana e as experiências matemáticas em múltiplas linguagens (Arte, jogos, brincadeiras populares e literatura); e elaborar subsídios de trabalho com a matemática para a faixa etária de 4 e 5 anos. Os participantes preencheram um formulário com a pergunta: “O que você descobriu com o estudo?”. Os resultados da experiência vivida pelos graduandos foi avaliada como positiva, pois agregou conhecimentos (dimensão técnico-científica), como exposto nas falas da Graduanda 1 e da Graduanda 5, “descobrimos que podemos trabalhar explorando obras de artes de Volpi e conectando aos Campos de Experiência e aos objetivos de aprendizagem, proporcionando experiências às crianças”. Diante dos resultados obtidos concluímos que propostas formativas mais significativas, como a “MostraMática”, são necessárias nos cursos de graduação, uma vez que os graduandos são desafiados a planejar, criar e apresentar estratégias para mediar os processos de aprendizagem das crianças, articulando variadas dimensões formativas, o que favorece a prática docente e cumpri com os objetivos da BNCC/2017.