Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO QUEBRA-CABEÇAS ADAPTADOS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ÓRGÃOS HOMÓLOGOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111023
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3019
    "inscrito_id" => 10794
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO QUEBRA-CABEÇAS ADAPTADOS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ÓRGÃOS HOMÓLOGOS."
    "resumo" => "Torna-se necessário uma visão do pensamento humano mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da teoria de Howard Gardner que traz a concepção de múltiplas inteligências para explicar e dar visibilidade para as especificidades dos diferentes tipos de cognição. Foi decidido escrever o presente trabalho a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido das diferentes capacidades humanas, observando a variação de entendimentos envolvendo os diversos tipos de inteligência como a lógico-matemática, a inteligência linguística, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência espacial, inteligência corporal sinestésica, todas descritas por Gardner envolvidas no entendimento de si mesmo e nas implicações educacionais tratadas em sala de aula. Trabalhamos nesse projeto com uma avaliação da teoria, definindo métodos de pesquisa, com uma visão da paisagem cognitiva dos alunos observados, fazendo a confecção de materiais didáticos relacionando aprendizagem com manuseio de quebra-cabeças, buscando despertar o interesse dos alunos pelo assunto com a confecção e manejo de materiais interativos que prendem a atenção. Para assim, conseguirmos encontrar maneiras de integrar alunos com diferentes padrões neurológicos com o ambiente da sala de aula, tanto quanto fazer com que tenham as mesmas oportunidades para o aprendizado, na busca de realizar essa fusão entre eficácia na explicação do assunto e a integração com esses alunos é proposta a ideia de fazer a análise da aplicação de materiais didáticos inclusivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10794_TB3019_08042024195445.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE LIMA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "emaildaduda012@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111023
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3019
    "inscrito_id" => 10794
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COMO QUEBRA-CABEÇAS ADAPTADOS PARA O ENSINO DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES: ÓRGÃOS HOMÓLOGOS."
    "resumo" => "Torna-se necessário uma visão do pensamento humano mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da teoria de Howard Gardner que traz a concepção de múltiplas inteligências para explicar e dar visibilidade para as especificidades dos diferentes tipos de cognição. Foi decidido escrever o presente trabalho a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido das diferentes capacidades humanas, observando a variação de entendimentos envolvendo os diversos tipos de inteligência como a lógico-matemática, a inteligência linguística, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência espacial, inteligência corporal sinestésica, todas descritas por Gardner envolvidas no entendimento de si mesmo e nas implicações educacionais tratadas em sala de aula. Trabalhamos nesse projeto com uma avaliação da teoria, definindo métodos de pesquisa, com uma visão da paisagem cognitiva dos alunos observados, fazendo a confecção de materiais didáticos relacionando aprendizagem com manuseio de quebra-cabeças, buscando despertar o interesse dos alunos pelo assunto com a confecção e manejo de materiais interativos que prendem a atenção. Para assim, conseguirmos encontrar maneiras de integrar alunos com diferentes padrões neurológicos com o ambiente da sala de aula, tanto quanto fazer com que tenham as mesmas oportunidades para o aprendizado, na busca de realizar essa fusão entre eficácia na explicação do assunto e a integração com esses alunos é proposta a ideia de fazer a análise da aplicação de materiais didáticos inclusivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10794_TB3019_08042024195445.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DE LIMA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "emaildaduda012@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Torna-se necessário uma visão do pensamento humano mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da teoria de Howard Gardner que traz a concepção de múltiplas inteligências para explicar e dar visibilidade para as especificidades dos diferentes tipos de cognição. Foi decidido escrever o presente trabalho a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido das diferentes capacidades humanas, observando a variação de entendimentos envolvendo os diversos tipos de inteligência como a lógico-matemática, a inteligência linguística, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência espacial, inteligência corporal sinestésica, todas descritas por Gardner envolvidas no entendimento de si mesmo e nas implicações educacionais tratadas em sala de aula. Trabalhamos nesse projeto com uma avaliação da teoria, definindo métodos de pesquisa, com uma visão da paisagem cognitiva dos alunos observados, fazendo a confecção de materiais didáticos relacionando aprendizagem com manuseio de quebra-cabeças, buscando despertar o interesse dos alunos pelo assunto com a confecção e manejo de materiais interativos que prendem a atenção. Para assim, conseguirmos encontrar maneiras de integrar alunos com diferentes padrões neurológicos com o ambiente da sala de aula, tanto quanto fazer com que tenham as mesmas oportunidades para o aprendizado, na busca de realizar essa fusão entre eficácia na explicação do assunto e a integração com esses alunos é proposta a ideia de fazer a análise da aplicação de materiais didáticos inclusivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.