Torna-se necessário uma visão do pensamento humano mais ampla e mais abrangente daquelas aceitas pelos estudos cognitivos tradicionais, sendo inegável a influência da teoria de Howard Gardner que traz a concepção de múltiplas inteligências para explicar e dar visibilidade para as especificidades dos diferentes tipos de cognição. Foi decidido escrever o presente trabalho a respeito das "Inteligências Múltiplas", para enfatizar um número desconhecido das diferentes capacidades humanas, observando a variação de entendimentos envolvendo os diversos tipos de inteligência como a lógico-matemática, a inteligência linguística, inteligência naturalista, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência espacial, inteligência corporal sinestésica, todas descritas por Gardner envolvidas no entendimento de si mesmo e nas implicações educacionais tratadas em sala de aula. Trabalhamos nesse projeto com uma avaliação da teoria, definindo métodos de pesquisa, com uma visão da paisagem cognitiva dos alunos observados, fazendo a confecção de materiais didáticos relacionando aprendizagem com manuseio de quebra-cabeças, buscando despertar o interesse dos alunos pelo assunto com a confecção e manejo de materiais interativos que prendem a atenção. Para assim, conseguirmos encontrar maneiras de integrar alunos com diferentes padrões neurológicos com o ambiente da sala de aula, tanto quanto fazer com que tenham as mesmas oportunidades para o aprendizado, na busca de realizar essa fusão entre eficácia na explicação do assunto e a integração com esses alunos é proposta a ideia de fazer a análise da aplicação de materiais didáticos inclusivos.