Este relato de experiência retrata a vivência dos Jogos e Brincadeiras Estudantis das Infâncias das escolas municipais - JEBEI 2024 da cidade de Castanhal-Pará, ocorrido de 20 a 24 de Maio de 2024, realizado no Ginásio Loiola Passarinho. Nossa atuação foi no comando das atividades nominadas de “modalidades desportivas” e dentre elas pinçamos as modalidades de corrida, que nos remeteram a iniciação ao atletismo. De acordo com Rosa (2019), atividades como correr, saltar, arremessar e lançar são manifestações corporais que exemplificam habilidades humanas, reforçando a ligação entre o atletismo e a cultura humana e social. Assim resolvemos nos deter na modalidade de corrida, que nos reporta a esse movimento natural. Nos vimos diante de questionamentos, de tal forma que destacamos: qual a diferença e semelhança entre os conceitos de jogo e esporte? As atividades foram identificadas como corrida de revezamento, corrida do trator e corrida da centopeia, sendo as duas primeiras realizadas em duplas e a terceira com equipes de seis alunos. Na primeira, os estudantes tinham um percurso de 25 mt para correr, na segunda, eles se deslocavam dentro de um papelão simbolizando o trator e na terceira eles faziam o percurso com uma bola entre o abdômen e a costa do outro colega até todos se encaixarem e formar a centopeia. Para além disso, entende-se que o jogo é uma intencionalidade de modificar a realidade imaginariamente, criado pelo homem e está presente nas ações da criança com uma característica de criatividade; enquanto que o esporte é um fenômeno cultural institucionalizado que possui sentidos pela sociedade que o criou (COLETIVO DE AUTORES, 2013).Assim, o professor, busca com a proposta de socialização através do jogo e do esporte iniciar um primeiro contato das crianças no ambiente do atletismo, estimulando-as a participarem e entenderem como funciona um ambiente de competição.