Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PIBID NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111865
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4259
    "inscrito_id" => 12056
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PIBID NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "No âmbito educacional brasileiro, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobressai-se, destacando-se como uma peça fundamental na engrenagem da formação de estudantes nas diversas licenciaturas. O estudo atual investiga os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ensino de Química, por meio da análise reflexiva de narrativas que delineiam as experiências e práticas docentes. O estudo examina de forma abrangente como a participação no programa influenciou não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal dos bolsistas. Desde o início, por meio de atividades colaborativas e observações atentas, os bolsistas imergiram na dinâmica educacional da escola, compreendendo sua estrutura e funcionamento de maneira holística. À medida que se envolviam mais profundamente, os bolsistas começaram a contribuir ativamente para os objetivos do projeto, facilitando uma integração efetiva no ambiente escolar e fortalecendo a interconexão entre teoria e prática. Ao longo do processo, observou-se um notável avanço profissional entre os bolsistas, com consequências positivas visíveis no desempenho dos alunos da escola. A interação dinâmica entre educadores e estudantes resultou em uma construção coletiva de conhecimento, enriquecendo sobremaneira as experiências educacionais vivenciadas por ambas as partes. A participação no PIBID proporcionou uma compreensão mais aprofundada da complexidade inerente à profissão docente, consolidando ainda mais o compromisso dos bolsistas com a causa da educação. A experiência prática oferecida pelo programa PIBID revelou-se fundamental para a integração efetiva da teoria acadêmica com a prática em sala de aula, dotando assim os bolsistas das habilidades e da confiança necessárias para enfrentar com sucesso os futuros desafios encontrados como professores de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12056_TB4259_18102024081102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE MARIA RAMOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANE"
    "autor_email" => "laianemaria2017@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111865
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4259
    "inscrito_id" => 12056
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: NARRATIVAS DE APRENDIZAGEM NO PIBID NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "No âmbito educacional brasileiro, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobressai-se, destacando-se como uma peça fundamental na engrenagem da formação de estudantes nas diversas licenciaturas. O estudo atual investiga os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ensino de Química, por meio da análise reflexiva de narrativas que delineiam as experiências e práticas docentes. O estudo examina de forma abrangente como a participação no programa influenciou não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal dos bolsistas. Desde o início, por meio de atividades colaborativas e observações atentas, os bolsistas imergiram na dinâmica educacional da escola, compreendendo sua estrutura e funcionamento de maneira holística. À medida que se envolviam mais profundamente, os bolsistas começaram a contribuir ativamente para os objetivos do projeto, facilitando uma integração efetiva no ambiente escolar e fortalecendo a interconexão entre teoria e prática. Ao longo do processo, observou-se um notável avanço profissional entre os bolsistas, com consequências positivas visíveis no desempenho dos alunos da escola. A interação dinâmica entre educadores e estudantes resultou em uma construção coletiva de conhecimento, enriquecendo sobremaneira as experiências educacionais vivenciadas por ambas as partes. A participação no PIBID proporcionou uma compreensão mais aprofundada da complexidade inerente à profissão docente, consolidando ainda mais o compromisso dos bolsistas com a causa da educação. A experiência prática oferecida pelo programa PIBID revelou-se fundamental para a integração efetiva da teoria acadêmica com a prática em sala de aula, dotando assim os bolsistas das habilidades e da confiança necessárias para enfrentar com sucesso os futuros desafios encontrados como professores de Química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12056_TB4259_18102024081102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE MARIA RAMOS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANE"
    "autor_email" => "laianemaria2017@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

No âmbito educacional brasileiro, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) sobressai-se, destacando-se como uma peça fundamental na engrenagem da formação de estudantes nas diversas licenciaturas. O estudo atual investiga os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no ensino de Química, por meio da análise reflexiva de narrativas que delineiam as experiências e práticas docentes. O estudo examina de forma abrangente como a participação no programa influenciou não apenas a formação acadêmica, mas também o desenvolvimento pessoal dos bolsistas. Desde o início, por meio de atividades colaborativas e observações atentas, os bolsistas imergiram na dinâmica educacional da escola, compreendendo sua estrutura e funcionamento de maneira holística. À medida que se envolviam mais profundamente, os bolsistas começaram a contribuir ativamente para os objetivos do projeto, facilitando uma integração efetiva no ambiente escolar e fortalecendo a interconexão entre teoria e prática. Ao longo do processo, observou-se um notável avanço profissional entre os bolsistas, com consequências positivas visíveis no desempenho dos alunos da escola. A interação dinâmica entre educadores e estudantes resultou em uma construção coletiva de conhecimento, enriquecendo sobremaneira as experiências educacionais vivenciadas por ambas as partes. A participação no PIBID proporcionou uma compreensão mais aprofundada da complexidade inerente à profissão docente, consolidando ainda mais o compromisso dos bolsistas com a causa da educação. A experiência prática oferecida pelo programa PIBID revelou-se fundamental para a integração efetiva da teoria acadêmica com a prática em sala de aula, dotando assim os bolsistas das habilidades e da confiança necessárias para enfrentar com sucesso os futuros desafios encontrados como professores de Química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.