ESTRATÉGIA DE ENSINO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA EXPERÊNCIA NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114649 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8254 "inscrito_id" => 19499 "titulo" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA EXPERÊNCIA NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia ativa "Rotação por Estação" em uma aula da disciplina de empreendedorismo sobre "Introdução à Teoria Effectuation" com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Administração do IFAM Campus Itacoatiara. Teve como objetivo compreender os princípios da teoria effectuation e sua aplicação no contexto empreendedor, através da metodologia ativa de rotação por estação. A metodologia, adaptada do modelo "Blended Learning: Station-Rotation Model", envolveu atividades diversificadas organizadas em estações independentes, mas interligadas. O referencial teórico está fundamentado em Bacich e Moran (2015), Saravathy (2008) e Coussirat (2023). Essa experiência para os estudantes, foi diferenciada e ao mesmo tempo gratificante, pois conheceram uma metodologia nova e que conseguiu prender a atenção e despertar o interesse da turma, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, enriquecendo sua experiência e acima de tudo estudando de forma prazerosa o conteúdo da disciplina de empreendedorismo. Assim, a estratégia de ensino proposta introduziu os estudantes à Teoria Effectuation, mas também seu engajamento ativo através da metodologia rotação por estação. Isso permitiu que os participantes estudassem a parte teórica, mas também aplicasse em situações práticas que são vivenciadas por quem empreende. Desta forma, contribuindo para um aprendizado mais profundo dos princpios que norteiam o processo empreendedor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19499_TB8254_21102024140423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN SILVA DE OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellen.oliveira@ifam.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114649 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8254 "inscrito_id" => 19499 "titulo" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA EXPERÊNCIA NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO" "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia ativa "Rotação por Estação" em uma aula da disciplina de empreendedorismo sobre "Introdução à Teoria Effectuation" com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Administração do IFAM Campus Itacoatiara. Teve como objetivo compreender os princípios da teoria effectuation e sua aplicação no contexto empreendedor, através da metodologia ativa de rotação por estação. A metodologia, adaptada do modelo "Blended Learning: Station-Rotation Model", envolveu atividades diversificadas organizadas em estações independentes, mas interligadas. O referencial teórico está fundamentado em Bacich e Moran (2015), Saravathy (2008) e Coussirat (2023). Essa experiência para os estudantes, foi diferenciada e ao mesmo tempo gratificante, pois conheceram uma metodologia nova e que conseguiu prender a atenção e despertar o interesse da turma, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, enriquecendo sua experiência e acima de tudo estudando de forma prazerosa o conteúdo da disciplina de empreendedorismo. Assim, a estratégia de ensino proposta introduziu os estudantes à Teoria Effectuation, mas também seu engajamento ativo através da metodologia rotação por estação. Isso permitiu que os participantes estudassem a parte teórica, mas também aplicasse em situações práticas que são vivenciadas por quem empreende. Desta forma, contribuindo para um aprendizado mais profundo dos princpios que norteiam o processo empreendedor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19499_TB8254_21102024140423.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELLEN SILVA DE OLIVEIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "ELLEN" "autor_email" => "ellen.oliveira@ifam.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }