Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia ativa "Rotação por Estação" em uma aula da disciplina de empreendedorismo sobre "Introdução à Teoria Effectuation" com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Administração do IFAM Campus Itacoatiara. Teve como objetivo compreender os princípios da teoria effectuation e sua aplicação no contexto empreendedor, através da metodologia ativa de rotação por estação. A metodologia, adaptada do modelo "Blended Learning: Station-Rotation Model", envolveu atividades diversificadas organizadas em estações independentes, mas interligadas. O referencial teórico está fundamentado em Bacich e Moran (2015), Saravathy (2008) e Coussirat (2023). Essa experiência para os estudantes, foi diferenciada e ao mesmo tempo gratificante, pois conheceram uma metodologia nova e que conseguiu prender a atenção e despertar o interesse da turma, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, enriquecendo sua experiência e acima de tudo estudando de forma prazerosa o conteúdo da disciplina de empreendedorismo. Assim, a estratégia de ensino proposta introduziu os estudantes à Teoria Effectuation, mas também seu engajamento ativo através da metodologia rotação por estação. Isso permitiu que os participantes estudassem a parte teórica, mas também aplicasse em situações práticas que são vivenciadas por quem empreende. Desta forma, contribuindo para um aprendizado mais profundo dos princpios que norteiam o processo empreendedor.