A Educação do Campo (Educampo) segundo Caldart (2009), é um movimento real de combate ao “atual estado das coisas”: movimento prático, objetivos ou fins práticos, de ferramentas práticas, que expressa e produz concepções teóricas, críticas a determinadas visões e políticas da educação, de projetos de campo, mas que são interpretadas da realidade construídas em vista de orientar ações/lutas concretas. Diante das variedades de práticas da Educampo, neste resumo trazemos em discussão o Tempo Comunidade (TC) e o Tempo Universidade (TU), realizado na escola de Educação Básica Muquém situada em São João do Rio Vermelho (SC) uma comunidade periurbana de Florianópolis/SC caracterizada por sujeitos migrantes de áreas rurais. O objetivo deste estudo foi apresentar a pesquisa participante sobre o mal-estar/adoecimento de docentes da escola de educação básica estadual que resultam em problemáticas nas questões de relação de trabalho e educação. Participaram desta pesquisa 10 professores do ensino médio noturno que responderam questões como: tempo de trabalho, gênero, excesso de trabalho, trabalho em casa, entre outros. Diante desta análise os motivos que mais apresentaram-se entre os docentes foram a depressão, o estresse, preocupação no trabalho, movimentos repetitivos (físicos) e fadiga muscular. Salientamos que o olhar dentro da escola é de suma importância principalmente quando tratamos sobre saúde mental de docentes, pois os mesmos apresentam sintomas psíquicos e físicos durante o dia a dia. Deste modo, consideramos que iniciativas como esta melhorem e ampliem o olhar para o docente, enfatizando nas condições mínimas de trabalho, principalmente no ensino noturno.