Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIMITES E POTENCIALIDADES NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: A AUSÊNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que auxilia na concretização da Gestão Democrática dentro das instituições de ensino, visto seu papel de ação como mecanismo de parâmetro para conhecer e legitimar as necessidades da escola, comunidade, as demandas socioeducativas da própria instituição e seus estudantes, possibilitando maior desempenho/ efetivação das ações e práticas. Mas, como desenvolver tais possibilidades tendo a exiguidade dessa ferramenta tão importante na instituição? Nesse sentido, esta pesquisa investigou os impactos da ausência do PPP em uma escola pública, analisando os desafios decorrentes, bem como as potencialidades para se estabelecer uma Gestão Democrática. Temos como documento legal e relevante nesse processo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei n° 9.394/1996, que destaca a importância da Gestão Democrática na escola pública, tomando esse princípio como norteador das instituições educacionais. Utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos mães, estagiárias, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ( ADI), Gestora e professoras de Educação Infantil. Baseando-se em autores como Veiga (1995) e Barroso (1998) e Hudson (2003), constatamos que o Projeto Político-Pedagógico vai para além de um documento, mas, deve ser construído e vivenciado diariamente na prática escolar, possibilitando importantes ações de democratização. Como resultado da pesquisa testemunhamos, um cenário pseudo democrático que se apresenta com uma aparência de democracia, mas na prática, suas estruturas, processos e decisões são controladas ou manipuladas para favorecer determinados interesses ou grupos em detrimento da verdadeira participação e equidade democrática, temos os efeitos da ausência do PPP e a legislação longe de ser vista na prática. Diante disso, como potencialidades deve-se considerar a participação de todos, com base na análise da realidade da escola a subsidiar a dinamicidade e flexibilidade nas práticas cotidianas, a fim de evitar a setorização e hierarquização da educação pública.

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