O presente estudo tem como objeto o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, visto constituir uma temática necessária nas pautas educacionais. Nesse sentido, a pesquisa se justifica devido ao aumento de diagnósticos de crianças com o autismo, que tem ampliado os desafios da escola no tocante ao ensino da leitura e da escrita. Sob essa perspectiva, tem-se como objetivo geral: investigar os desafios e possibilidades relacionados ao processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); e específicos: discorrer sobre o diagnóstico de crianças com autismo; conhecer o que a literatura traz sobre os aspectos do desenvolvimento de crianças autistas em fase de alfabetização; discutir ações pedagógicas que abranjam desafios e possibilidades de aprendizagem de crianças com o TEA. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizou-se pesquisa bibliográfica, fundamentada em Santos (2016), Millan e Postalli (2019) e Ribeiro et alli. (2021), e outros. Em conclusão, aponta-se que é possível que, com acompanhamento multidisciplinar, a criança autista possa desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Para isso, é essencial que sejam atendidas condições que favoreçam o processo, entre as quais se destacam a formação adequada de profissionais e o uso de estratégias e de recursos pedagógicos adequados às dificuldades de cada criança.