O artigo tem por objetivo relatar uma atividade interdisciplinar desenvolvida na disciplina de Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo I, no curso de Licenciatura em Educação do Campo, na Universidade Federal de Santa Catarina. A disciplina, ofertada na terceira fase, tem o seguinte eixo temático integrador: “Qualidade de Vida das Populações Humanas" sob o olhar dos campos de conhecimentos da Física, Biologia, Química e Matemática relacionada ao estudo das realidades no/do campo. Nós organizamos a disciplina por meio da abordagem da subtemática “Acesso, distribuição e qualidade da água e seus impactos na qualidade de vida das populações humanas". Em Matemática, a professora abordou o tema a partir da Educação Estatística e possibilitou a discussão a partir dos seguintes questionamentos: Qual é a minha relação com a água? O que a água significa para a minha cultura e meu povo? Qual a importância da água para a minha comunidade? Como utilizamos a água? Após a discussão, os estudantes utilizaram conceitos estatísticos para estudarem e apresentarem os dados gerados.