O ensino de ciências é crucial para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos alunos. Este trabalho destaca a importância de incorporar elementos lúdicos e atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem para torná-lo mais envolvente e compreensível. A massinha de modelar e o slime são apresentados como recursos pedagógicos eficazes para ensinar ciências de forma divertida e prática, ajudando a superar a abstração do conhecimento. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o uso da massinha de modelar e do slime como ferramentas didáticas no ensino de ciências. Em seguida, desenvolveu-se uma proposta de oficina de ciências utilizando materiais de baixo custo para a produção de massinha de modelar e slime para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no conteúdo de “misturas”. Essa proposta é parte do projeto de extensão “Pequenos Cientistas” da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Com base no trabalho desenvolvido, fica evidente a necessidade de estratégias para superar desafios no ensino de ciências. Nesse contexto, a utilização do slime e da massinha de modelar surge como uma possibilidade para dinamizar o processo de ensinoaprendizagem em ciências, oferecendo uma abordagem lúdica e experimental. A proposta de oficina apresentada combina esses dois aspectos, visando melhorar a compreensão dos conceitos científicos, especialmente em relação às propriedades da matéria e misturas.