MASSINHA DE MODELAR E SLIME: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109494 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 3728 "titulo" => "MASSINHA DE MODELAR E SLIME: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de ciências é crucial para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos alunos. Este trabalho destaca a importância de incorporar elementos lúdicos e atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem para torná-lo mais envolvente e compreensível. A massinha de modelar e o slime são apresentados como recursos pedagógicos eficazes para ensinar ciências de forma divertida e prática, ajudando a superar a abstração do conhecimento. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o uso da massinha de modelar e do slime como ferramentas didáticas no ensino de ciências. Em seguida, desenvolveu-se uma proposta de oficina de ciências utilizando materiais de baixo custo para a produção de massinha de modelar e slime para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no conteúdo de “misturas”. Essa proposta é parte do projeto de extensão “Pequenos Cientistas” da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Com base no trabalho desenvolvido, fica evidente a necessidade de estratégias para superar desafios no ensino de ciências. Nesse contexto, a utilização do slime e da massinha de modelar surge como uma possibilidade para dinamizar o processo de ensino\x02aprendizagem em ciências, oferecendo uma abordagem lúdica e experimental. A proposta de oficina apresentada combina esses dois aspectos, visando melhorar a compreensão dos conceitos científicos, especialmente em relação às propriedades da matéria e misturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3728_TB878_08042024221117.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DIEGO SOARES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO DIEGO" "autor_email" => "sousasdiego@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109494 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 878 "inscrito_id" => 3728 "titulo" => "MASSINHA DE MODELAR E SLIME: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA E EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de ciências é crucial para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos alunos. Este trabalho destaca a importância de incorporar elementos lúdicos e atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem para torná-lo mais envolvente e compreensível. A massinha de modelar e o slime são apresentados como recursos pedagógicos eficazes para ensinar ciências de forma divertida e prática, ajudando a superar a abstração do conhecimento. Para o desenvolvimento deste trabalho, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o uso da massinha de modelar e do slime como ferramentas didáticas no ensino de ciências. Em seguida, desenvolveu-se uma proposta de oficina de ciências utilizando materiais de baixo custo para a produção de massinha de modelar e slime para os anos iniciais do ensino fundamental, com foco no conteúdo de “misturas”. Essa proposta é parte do projeto de extensão “Pequenos Cientistas” da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Com base no trabalho desenvolvido, fica evidente a necessidade de estratégias para superar desafios no ensino de ciências. Nesse contexto, a utilização do slime e da massinha de modelar surge como uma possibilidade para dinamizar o processo de ensino\x02aprendizagem em ciências, oferecendo uma abordagem lúdica e experimental. A proposta de oficina apresentada combina esses dois aspectos, visando melhorar a compreensão dos conceitos científicos, especialmente em relação às propriedades da matéria e misturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3728_TB878_08042024221117.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DIEGO SOARES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO DIEGO" "autor_email" => "sousasdiego@aluno.unilab.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }