Este trabalho trata sobre experimentos produzidos por alunos-pibidianos do IFAL Campus Piranhas, aplicados na Escola Estadual Francisca Rosa da Costa. Os experimentos utilizados foram de baixo custo, orientados e apresentados com o auxílio do Professor supervisor. Esses experimentos tem o intuito de ajudar os alunos na compreensão do conteúdo, mostrando a importância em nosso cotidiano, evidenciando os desafios e as dificuldades para os educadores do ensino médio na rede pública. As atividades educacionais propostas neste trabalho têm como objetivo uma abordagem didática no ensino médio, que visa verificar a potencialidade do material didático para os professores do ensino de física, para que tais assuntos estejam contextualizados com o cotidiano do aluno e sendo assim, contribuir significativamente para a aprendizagem deste. Faz-se necessário refletir, de forma sintética, sobre o ensino de ciências/Física a partir da realidade social e como consequência sua construção do saber, tendo como contexto a realidade das escolas. Descreve-se, como proposta experimentos para o 2 ano do ensino médio, o processo de ensino aprendizagem que perpassa por propor uma alternativa de ensino a partir de materiais de baixo custo.