Nas últimas décadas, com o advento da globalização, percebe-se a humanidade em constante e frenética transformação e, certamente, essa mudança de postura social precisa encontrar amparo nos sistemas educacionais para atender as demandas exigidas, tanto pelo mercado de trabalho, quanto pelo crescimento pessoal dos indivíduos. Observando por essa ótica, compreende-se que a educação contemporânea precisa mover-se para um ensino reflexivo, colocando o estudante em destaque e para isto é preciso desenvolver metodologias inovadoras, voltadas para as práticas ativas dos estudantes. O desenvolvimento deste trabalho fundamenta-se na investigação sobre as metodologias ativas e tem como objetivo verificar sua contribuição para a educação contemporânea. Entre essas metodologias apresentamos a gamificação e a aula expositiva dialogada. Para a realização desse estudo fez-se uma pesquisa bibliográfica que se apoia em textos que tratam da temática citada, elencando estudos e teorias de autores como: Albuquerque (2009), Bassalobre (2013), Bacich e Moran (2018), Berbel (2011), Oliveira (2007), Teotonia e Moura (2000). Com o apoio dos textos foi possível compreender como essas metodologias são utilizadas na prática, em sala de aula, verificando-se a sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem. Conclui-se assim que o investimento em metodologias de ensino, centradas no protagonismo do estudante, é capaz de promover resultados positivos e avanços significativos na educação contemporânea.